RMMG - Revista Médica de Minas Gerais

Volume: 25. 1 DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/2238-3182.20150002

Voltar ao Sumário

Editorial

25 anos dedicados à divulgaçao científica!

25 Years dedicated to scientific dissemination

Odilon Gariglio Alvarenga de Freitas

 

A Revista Médica de Minas Gerais (RMMG) foi criada em 1991, pela fusão de duas tradicionais publicações mineiras, a Revista da Associação Médica de Minas Gerais, que foi editada de 1949 a 1986, e os Anais da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), editado de 1929 a 1987.

Desde sua criação, todo o corpo editorial, conselho gestor, colaboradores e autores não mediram esforços em fomentar a divulgação científica, potencializar e incentivar o intercâmbio do conhecimento médico produzido no estado de Minas Gerais e outras regiões e integrar as instituições envolvidas na produção de ciências da saúde.

Na frutífera história da RMMG, destacamos dois momentos fundamentais para que a revista chegasse ao seu momento atual:

em 2007, a RMMG passou a contar com o esforço empreendido por diversas entidades para garantir sua infra-estrutura profissional, a citar: Secretarias de Saúde Municipal de Belo Horizonte e Estadual de Minas Gerais; Coopmed; Fencom; UNIMED-BH; Associação Médica de Minas Gerais; Sindicato dos Médicos; Conselho Regional de Medicina; e as Escolas Médicas: Faculdade de Medicina da UFMG e Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais;

em 2010, as instituições mantenedoras da RMMG criaram o Instituto de Ensino e Pesquisa em Saúde (IEPS) para assumir o papel de promoção e incentivo à pesquisa científica e coordenar a publicação da revista.

A soma de ideais e esforços permitiu a concretização de diversos projetos e a perpetuação da RMMG.

Hoje a Revista Médica de Minas Gerais encontra-se em seu 25º volume, com periodicidade trimestral, publicação on-line (acesso aberto), bilíngue (português/inglês) e indexada nas bases de dados LILACS; PERIÓDICA e LATINDEX.

Podemos parar de progredir? Não!

A Revista Médica de Minas Gerais, neste momento, entra em uma nova fase de sua evolução. Buscamos novas entidades que queiram contribuir para a criação do conhecimento em Medicina e saúde. Estamos empenhados na expansão da indexação e fator de impacto da revista. Queremos aumentar o número de artigos e a visibilidade da revista. Tornaremos efetiva a participação dos departamentos e sociedades de especialidades na revista.

Tudo isso tem um grande objetivo: contribuir cada vez mais com a construção do conhecimento científico de cada um dos nossos leitores!

E assim, felizes em participarmos desta história de sucesso, podemos comemorar os 25 anos da Revista Médica de Minas Gerais!

Dr. Odilon Gariglio Alvarenga de Freitas (AMMG)
Diretor Presidente do IEPS