RMMG - Revista Médica de Minas Gerais

Volume: 27 DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/2238-3182.20170023

Voltar ao Sumário

Editorial

Mensagem da Presidente da Sociedade Mineira de Pediatria Triênio 2016-2018

Maria do Carmo Barros de Melo

 

A Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) completou 70 anos no dia 27 de novembro de 2017. Houve uma cerimônia de comemoração com presença especial de muitos ex-presidentes da SMP, sócios e familiares. O livro "Histórias da Pediatria em Minas Gerais", editado pelo Professor Edward Tonelli e pelo Doutor José Guerra Lages, foi lançado nessa oportunidade. Para os presentes, foi um previlégio participar desse evento tao importante.

A história da SMP continua e vamos seguindo em frente com determinação e motivação, mas sem nos esquecermos do passado e da valorização de todos os que contribuíram para o nosso crescimento. Vamos nos desenvolvendo como instituição e estamos vacinados e prontos para buscar novos horizontes.

As nossas regionais, comitês científicos, secretaria e membros da diretoria se esforçam no dia a dia para que a solicitação dos sócios seja atendida. A Assesssoria de Comunicação vem nos prestigiando em todos os eventos.

Concretizamos muitas ações em 2017, entre elas vale a pena destacar a participação nas ações do ObservaPed - Observatório da Criança e do Adolescente e do "Salve Vidas com as Maos", vinculados ao Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Os cursos de Suporte Avançado de Vida em Pediatria (PALS/American Heart Association), Reanimação Neonatal para maiores de 34 semanas, Reanimação Neonatal para menores de 34 semanas e Transporte Neonatal têm sido oferecidos em Belo Horizonte e para nossos colegas de outros municípios. De forma pioneira, em Montes Claros, o grupo de reanimação neonatal treinou 57 profissionais de saúde e 18 parteiras de diversas cidades da regiao, algumas delas tradicionais e outras indígenas, das tribos Xacriabá e Machacalis. Estiveram envolvidos nos cursos 13 instrutores, sendo sete de Belo Horizonte e seis de Montes Claros. Foi uma parceria de muito trabalho, mas com a participação ativa e eficiente de todas as instituições envolvidas, ou seja, a Sociedade Mineira de Pediatria, Coordenadoria de Atenção à Saúde da Mulher e Criança/Secretaria Estadual de Saúde-MG e LDS Church. Este ano organizamos o curso teórico prático de urgências pediátricas a ser ofertado em breve. Vários simpósios, cursos e jornadas aconteceram sob nossa coordenação ou nosso apoio. As Terças Científicas foram idealizadas para discutir em especial temas atuais e que preocupam os pediatras, buscando sempre o envolvimento de equipes mutiprofissionais e a interação entre comitês.

Este suplemento da Revista Médica de Minas Gerais é especial, pois contém temas relevantes do dia a dia do pediatra, como segurança das crianças no primeiro ano de vida, visita domiciliar como prática de ação integral, ensino médico humanizado no contexto da Oncologia Pediátrica, doenças hepáticas autoimunes, sedação em crianças e adolescentes, gravidade de asma nos adolescentes e trombose de veia porta após cateterismo venoso umbilical. As doenças infecciosas têm ressurgido e preocupado os pais e os pediatras, como a febre amarela, caxumba, toxoplasmose congênita, mialgia aguda e tuberculose.

Precisavámos falar de bullying e cyberbulling e para tal um artigo de revisão foi aqui publicado de forma a introduzir para o pediatra o conceito e os sinais, permitindo a antecipação de problemas mais graves no futuro do comportamento e da personalidade da criança e do adolescente. O mundo digital é muitas vezes o nosso lugar neste planeta. Crianças e adolescentes vivem conectados 24 horas por dia e aproveitam o tempo nem sempre de forma saudável, usando esse espaço para praticar o bullying. Elevado percentual desaprova a prática, mas não sabe o que fazer e cerca de metade das vítimas prefere o silêncio!

Aproveito para convidar todos para o próximo Congresso Mineiro de Pediatria que será realizado no Palácio das Artes de 6 a 8 de junho de 2018. Teremos, ainda, o 3o Congresso Brasileiro e o 6o Simpósio Internacional de Nutrologia Pediátrica, em Belo Horizonte. O pré-congresso ocorrerá no dia 19 de setembro de 2018 com o tema "Nutrologia no dia a dia". Nos dias 20 a 22 de setembro será o congresso, com o tema "Nutrologia: mitos e atualidades - das evidências à pratica". E em novembro, o Congresso Brasileiro de Adolescência, com muitas novidades e relatos de experiências condizentes com o nossos problemas e desafios contemporâneos. Por favor, anotem e guardem essas datas em suas agendas!

Para finalizar, gostaria de falar ainda de datas especiais. O fim de ano está chegando! Desejo paz no coração, amor, saúde, paz e muitas alegrias. Vamos compartilhar o que temos com os nossos colegas desta jornada de vida. Basta olhar para o lado e é possível ver que alguém precisa de nós, de várias maneiras. Muitas vezes, basta um abraço, um sorriso ou um aperto de mão.

Feliz Natal! Um Ano Novo cheio de grandes esperanças!

Um abraço fraternal para todos,

 

Maria do Carmo Barros de Melo
Presidente da Sociedade Mineira de Pediatria - Triênio 2016-2018