RMMG - Revista Médica de Minas Gerais

Volume: 27 DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/2238-3182.20170048

Voltar ao Sumário

Editorial

Editorial

Editorial

Lincoln Lopes Ferreira

Presidente da Associação Médica Brasileira

 

É com grande satisfação que escrevo este editorial em um momento de grande relevância para a Revista Médica de Minas Gerais. Criada em 1991, a publicação passou a ser coordenada, desde abril deste ano, pela Biblioteca Virtual da Associação Médica de Minas Gerais. Nosso esforço para a manutenção desse projeto culmina com um trabalho atualizado e disponível à classe médica. Sua versão online garante mais dinamismo e muito mais artigos, contemplando nosso objetivo de promoção da educação continuada.

Ao deixar a presidência da AMMG, em outubro deste ano, considero satisfatória a retrospectiva das ações desempenhadas, principalmente na área científica. Sob o comando dos diretores científicos Luciana Costa e Aguinaldo Soares Lima avançamos na relação com nossos associados por meio das Reuniões Multidisciplinares. A Biblioteca Virtual atua em congressos de diversas especialidades, contribuindo com artigos, palestras e revistas. Acrescentando no estatuto da AMMG o 'membro colaborador', permitimos que médicos de outros estados e países também tenham acesso aos serviços da Biblioteca Virtual.

Nos últimos meses participamos, ainda, de um momento singular para o associativismo médico. Em um desfecho que representou a vontade da categoria em nosso país, assumi a presidência da Associação Médica Brasileira. Diante deste desafio, me comprometi em dar continuidade aos trabalhos iniciados pela gestão anterior, sendo muitos os projetos de caráter político, não partidário, de cunho social e científico. Aqui em Minas, com a sinergia entre as entidades representativas da classe médica, conseguimos feitos de grande relevância, que serão ampliados para todas as regiões. Estamos denunciando e combatendo, junto às sociedades de especialidades, irregularidades na remuneração e a atuação de outros profissionais na área médica. Novas formas de pagamento estão sendo amplamente discutidas, assim como a criação da carreira de médico de estado e uma melhor condução frente a abertura indiscriminada de escolas médicas. Buscamos o apoio de todos para assegurar o êxito de nossas propostas e avanços maiores dos que os até aqui alcançados. Conto com todos vocês.

Boa leitura!