RMMG - Revista Médica de Minas Gerais

Volume: 28. (Suppl.6)

Voltar ao Sumário

Editorial

Muitas despedidas e novos caminhos a trilhar

Maria do Carmo Barros de Melo

Presidente da Sociedade Mineira de Pediatria

 

Este é o último Suplemento da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) pela Revista Médica de Minas Gerais da minha gestão como presidente da Sociedade Mineira de Pediatria. Os últimos três anos foram marcados por diversas ações, muitas novidades e muito empenho em fazer com que a Sociedade crescesse e fosse representativa de todos os seus sócios. Muitos boletins científicos, cursos, simpósios, jornadas e o XV Congresso Mineiro de Pediatria foram realizados. A Diretoria de Redação, Publicação e Divulgação ficou atenta sobre todos os eventos ocorridos e os boletins científicos promoveram a atualização dos nossos pediatras de forma rápida e prática. Tive o apoio incondicional da Diretoria Executiva, dos Departamentos Científicos, Diretorias diversas, assessores, presidentes das regionais, coordenadores de cursos e membros do Conselho Fiscal e da Academia Mineira de Pediatria em todas as ações desenvolvidas.

É hora de me despedir e anunciar uma nova fase, que, com certeza, será produtiva. No dia 15 de dezembro de 2018 uma nova diretoria toma posse, tendo à frente a Dra. Marisa Lages, grande pediatra, com uma visão humanista e de um empreendedorismo marcante.

Este suplemento foi preparado com carinho para que eu possa me despedir da função de presidente da SMP e como uma forma de homenagear um grande homem e pediatra: Dr. José Américo de Campos, pediatra que dedicou sua vida buscando a prevenção de acidentes e a segurança das crianças. Faleceu em 8 de janeiro de 2018, tendo sido presidente da SMP em 1982 e presidente do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da SBP em inúmeras gestões. Foi professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e chefe do Serviço de Toxicologia do Hospital João XXIII e foi pioneiro no estado no estudo da Toxicologia Clínica. Ocupava também a cadeira nº 10 da Academia Mineira de Pediatria, cujo patrono é o médico Clovis Boechat de Menezes. A importância de seu trabalho e seus ensinamentos não está somente nos inúmeros livros, manuais, pareceres e outras publicações que realizou no Brasil e no exterior, mas principalmente no coração e na memória de quem teve o prazer de conviver com ele. Portanto, a seguir publicamos dois relatos sobre a sua vida.

Além deste suplemento ser dedicado ao Prof. José Américo, a comissão editorial selecionou alguns artigos abordando temas de grande importância para os pediatras como acidentes cáusticos na infância, mortalidade por asma em crianças e adolescentes, fatores de risco associados à mortalidade pós correção cirúrgica de atresia de esôfago, esportes e faixas etárias, oncologia e infecção, elaboração de protocolos clínicos, faringotonsilites, malária, diagnóstico diferencial entre transtornos de espectro autista e transtorno específico de linguagem receptivo e expressivo, resposta aos procedimentos de reanimação neonatal e malformação pulmonar congênita de vias aérea.

Resta desejar a todos uma boa leitura e um feliz final de ano, com muitas festas, alegrias e esperanças. Que o caminho a ser trilhado daqui para frente nos leve a um local seguro e aconchegante!

Feliz Natal e um Ano Novo repleto de desejos concretizados!