RMMG - Revista Médica de Minas Gerais

Normas de Publicação de Suplementos

 

DIRETRIZES PARA PUBLICAÇÃO DE SUPLEMENTOS

 

Segundo o Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (International Committee of Medical Journal Editors - ICMJE), suplementos são:

 

coletâneas de textos que tratam de questões ou tópicos relacionados, são publicados como um número separado da revista ou como uma segunda parte de um número regular e, geralmente, são financiados por outras fontes que não as que normalmente financiam a publicação da revista. Os suplementos podem servir a propósitos úteis: educação, troca de informação sobre pesquisa, facilidade de acesso ao conteúdo focalizado e cooperação aperfeiçoada entre entidades acadêmicas e corporativas. Devido ao fato de que as fontes de financiamento podem influir no conteúdo dos suplementos pela escolha dos tópicos e dos pontos de vista, as revistas devem considerar os princípios a seguir. Esses mesmos princípios se aplicam aos números temáticos ou séries especiais que tenham financiamento externo e/ou editores convidados.

 

A RMMG publica suplementos atendendo demandas, em conformidade com as seguintes diretrizes:

 

1. Serão aceitos suplementos que contemplem as seguintes categorias de contribuição científica:

 

a) Anais ou resumos de trabalhos aprovados em Congressos Científicos de sociedades médicas reconhecidas pelas instituições patrocinadoras da RMMG;

 

b) Mesas Redondas, Seminários, Fóruns e Jornadas Científicos sobre algum tema específico dentro da área médica de sociedades médicas reconhecidas pelas instituições patrocinadoras da RMMG, ou por elas indicadas, e de faculdades de medicina reconhecidas pelo MEC;

 

c) Artigos que tratam de assuntos especializados da área da saúde de sociedades médicas e departamentos de faculdades de medicina de interesse das instituições patrocinadoras da RMMG, preferencialmente a convite dos Conselhos editorial e científico.

 

2. É responsabilidade do Requerente constituir um Comitê de Editores Convidados, que deve assumir "total responsabilidade pelas políticas, práticas e conteúdo dos trabalhos publicados no Suplemento", incluindo-se aí, exigência de Comitê de Ética, quando necessário.

 

3. A publicação de suplementos será submetida ao Editor Chefe da RMMG, que terá a autoridade de enviar os originais do suplemento a revisores especialistas externos, de rejeitar originais submetidos ao suplemento e indicar editor e/ou conselho editorial externo do suplemento.

 

4. Os suplementos serão editados seguindo a política de publicidade e todos os procedimentos adotados nos fascículos ordinários da revista, garantindo a qualidade editorial e de conteúdo, quais sejam:

 

• Nova revisão por pares indicados pelo Editor Chefe, quando Necessário;
• Normalização bibliográfica;
• Projeto gráfico

 

5. A edição e a distribuição dos suplementos serão financiadas pelo requerente. As solicitações de publicação deverão ser encaminhadas formalmente, com prazo mínimo de três meses de antecedência à data prevista para o lançamento, ao Editor Administrativo da RMMG que providenciará orçamento e juntamente com o Editor Geral conduzirá o processo de produção do mesmo, mediante prévia aprovação e contratação formal.

 

6. A elaboração do orçamento é de responsabilidade do Editor Administrativo com aprovação do Editor Geral. O orçamento deverá contemplar: as revisões dos manuscritos, editoração e impressão. Ao orçamento será acrescido um percentual de 10% para fins de sustentabilidade financeira da revista.

 

7. As fontes de financiamento deverão ser claramente citadas e colocadas em lugar de destaque no suplemento e conter o documento "Declaração de Potencial Conflito de Interesses" preenchido e anexado. Esta declaração deve especificar toda e qualquer relação financeira que os editores convidados e autores tiverem com a organização patrocinadora e a qualquer interesse que essas empresas representam, assim como com qualquer produto que vise lucro discutido ou implicado no suplemento e/ou artigo.

 

8. Para patrocínio e publicidades, os suplementos obedecerão às mesmas diretrizes dos fascículos ordinários da revista, observadas as disposições de potencial conflito de interesses e ética. O quantitativo de publicidades deverá ser analisado pelo Editor Chefe, quando da aprovação do suplemento.

 

9. Os suplementos serão editados em suporte virtual (PDF e HTML). , respeitando-se o projeto gráfico da RMMG específico para os suplementos, com numeração própria e paginação diferenciada dos fascículos normais, incluindo o expediente, Conselho Editorial da Revista, Comissão Organizadora do Evento e/ou Conselho Editorial do Suplemento.

 

10. A Impressão fica a cargo do requerente, sendo responsabilidade da RMMG, providenciar arquivo com os cortes adequados às dimensões especificadas pelo requerente.

 

11. Estas diretrizes são de consenso do Conselho Editorial da Revista Médica de Minas Gerais e os casos omissos serão tratados nestas instâncias.

 

Orientações para Envio dos Trabalhos do Suplemento da Revista Médica de Minas Gerais

 

Todos os materiais listados abaixo devem ser enviados para que a Revista Médica Gere o Orçamento do Suplemento. Após o aceite do Orçamento, a entrega do suplemento ocorrerá no Prazo mínimo de 45 dias.

 

• Editorial em formato docx (word ou similares);
• Edital ou Critérios de Avaliação dos Trabalhos adotados pela Contratante em formato docx (word ou similares)
• Editores Convidados e/ou Comitê Avaliador dos Trabalhos com indicação de Nome Completo, Instituição e Link para Currículo Lattes (Se houver), em formato docx (word ou similares);
• Imagem para capa em formato png e com alta resolução.
• Logo da Contratante, dos Patrocinadores, dos Apoiadores, e de demais interessados, em formato png.
• Declaração de Conflito de Interesse em formato docx (word ou similares);
• Documentos que julgar relevantes, sempre adotando o formato docx para textos e png em alta resolução para imagens.
• Trabalhos (Resumos, Pôsteres ou Artigos) devem ser enviados unicamente em docx (word ou similares). Cada trabalho deve ser enviado em um arquivo diferente.
• Listagem dos arquivos enviados.

 

Os trabalhos enviados devem atender aos seguintes critérios.

 

• Trabalhos (Resumos, Pôsteres ou Artigos) devem ser enviados unicamente em docx (word ou similares).
• Cada trabalho deve ser enviado em um arquivo diferente.
• Os Autores devem estar identificados nos trabalhos com nome completo e afiliação.
• A afiliação dos autores é obrigatória e deve conter as seguintes informações: Maior Titulação; Instituição; Cidade e País.
• Em cada trabalho deve-se Indicar a Instituição em que o Trabalho foi desenvolvido e um autor Correspondente, com Endereço de E-mail e Endereço institucional.
• Fotografias de Pacientes nos Trabalhos DEVEM ser editadas de forma a preservar a identidade dos mesmos. (Tarja Preta sobre os olhos, por exemplo).
• Enviar Declaração de Comitê de Ética nos Casos em que for Necessário.