RMMG - Revista Médica de Minas Gerais

Orientações aos Autores

 

1. Diretrizes

2. Documentos

3. Estrutura do Manuscrito

3.1 Tipos de Trabalho

3.2 Folha de Rosto

3.3 Resumo Estruturado

3.4 Palavras-Chave

3.5 Metodologia

3.6 Referências

3.7 Tabelas

3.8 Figuras

3.9 Unidades de Medida e Abreviações

4. Submissões no ScholarOne

4.1 Modelos

5. Certificado de publicação

6. Perguntas Frequentes

 

A Revista Médica de Minas Gerais é um periódico de publicação contínua, avaliação por pares e em consonância com a ciência aberta. Antes de prosseguir com a submissão os autores devem estar cientes da Política Editorial do periódico e da Missão e Escopo expostos na Apresentação do periódico.

Por estar em concordância com as recomendações do ICMJE, a Revista Médica de Minas Gerais sugere aos autores a leitura das recomendações expostas em "Preparing a Manuscript for Submission to a Medical Journal" (http://www.icmje.org/recommendations/browse/manuscript-preparation/) de forma a complementar o aqui expostas. Ao final das orientações existem algumas perguntas frequentes, caso ainda haja dúvidas entre em contato através do Fale Conosco.

 

 

1. DIRETRIZES

 

A Revista Médica de Minas Gerais recomenda a todos os autores que consultem as diretrizes recomendadas, principalmente a que se enquadra ao trabalho o qual deseja submeter, antes da preparação e submissão ao nosso sistema. Alguns exemplos são Consolidated Standards of Reporting Trials (CONSORT) para ensaios clínicos randomizados; Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) para revisões sistemáticas e meta-análises; Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) para estudo observacionais em epidemiologia; Consensus-based Clinical Case Reporting Guideline Development (CARE) para relatos de caso. Outros guias e diretrizes podem ser encontrados em: NLM's Research Reporting Guidelines and Initiatives.

 

 

2. DOCUMENTOS

 

Tendo conhecimento das políticas editoriais os autores devem submeter os seguintes documentos:

 

3. ESTRUTURA DO MANUSCRITO

 

Os Artigos Originais e Artigos de Revisão devem apresentar a seguinte estrutura: Resumo Estruturado, Introdução, Método/Metodologia, Resultados e Discussão/Conclusão e Referências. Relato de Caso, possui uma estrutura livre, mas que precisa conter uma Introdução; Discussão com principais sintomas, aspectos clinicos, diagnósticos, possíveis intervenções terapeuticas; e Conclusão.

 

3.1. Tipos de Trabalho

 

A Revista Médica de Minas Gerais recebe manuscritos de Artigos Originais, de Artigos de Revisão, Relatos de Caso, Carta ao Editor, Comentário e Ponto de Vista, Errata, Retratação.

 

a) Artigo Original: trabalhos que desenvolvam crítica e criação sobre a ciência, tecnologia e arte da medicina, biologia e matérias afins que contribuam para a evolução do conhecimento humano sobre o homem e a natureza. (Pesquisa básica teórica e aplicada; estudos clínicos experimentais e observacionais; estudos epidemiológicos experimentais e observacionais). Indica-se aos autores o enquadramento do trabalho a diretrizes internacionalmente reconhecidas de acordo com seu tipo. Tais diretrizes podem ser encontradas em NLM's Research Reporting Guidelines and Initiatives.

 

b) Artigos de Revisão: trabalhos que apresentam síntese atualizada do conhecimento disponível sobre medicina, biologia e matérias afins, buscando esclarecer, organizar, normatizar, simplificar abordagem dos vários problemas que afetam o conhecimento humano sobre o homem e a natureza. (Revisão; Revisão Sistemática & Meta-análises) Em caso de revisões sistemáticas e meta-análises, recomenda-se o uso da Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA). A checklist de uso da PRISMA se encontra no dropbox disponibilizado ao fim das orientações.

 

c) Relato de Caso: trabalhos que apresentam a experiência médica, biológica ou de matérias afins em função da discussão do raciocínio, lógica, ética, abordagem, tática, estratégia, modo, alerta de problemas usuais ou não, que ressaltam sua importância na atuação prática e mostram caminhos, conduta e comportamento para sua solução. A RMMG indica aos autores que usem as diretrizes The CARE Guidelines: Consensus-based Clinical Case Reporting Guideline Development (CARE) para a construção dos relatos de caso. A checklist de uso da CARE se encontra no dropboz disponibilizado ao fum das orientações.

 

d) Cartas aos Editores: Carta enviada ao periódico, geralmente comentando e/ou criticando um artigo publicado. Sempre que possível, uma resposta dos autores ou editores será publicada junto com a carta.

 

e) Comentário e Pontos de vista: Um documento comentando e/ou discutindo sobre uma temática ou artigo publicado. Com maior liberdade por parte do autor para refletir e defender determinada posição de forma a aprofundar os conhecimentos sobre a mesma.

 

f) Errata: Modificações ou correções relevantes em trabalhos previamente publicados e indexados.

 

g) Retratação: Retratação ou rejeição de trabalhos previamente publicados.

 

3.2. Folha de Rosto

 

O título de estar presente tanto no Documento Principal 1 em inglês, como no Documento Principal 2 em Português. A Folha de Rosto/Página de Título no entanto, é onde se deve conter não apenas os títulos, como também nome completo dos autores, instituição, DOI e outras informações dispostas a baixo.

A Folha de Rosto/Página de Título deve ser submetida separadamente, em formato de texto editável(.docx), para não comprometer o caráter duplo cego, nas avaliações em que essa for a opção.

A Página de títulos deve conter:

 

 

Copyright © 2020 Silva et al. Este é um artigo em acesso aberto distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição que permite o uso irrestrito, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que o artigo original seja devidamente citado.

Copyright © 2020 Silva et al. This is an Open Access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original article is properly cited.

 

 

Um modelo da Folha de Rosto/Página de Título está disponível no seguinte link: Cique Aqui

 

3.3. Resumo Estruturado

 

O Resumo Estruturado, português e inglês, deve oferecer o contexto e o objetivo da pesquisa, identificar os métodos empregados e as principais conclusões. Para Artigos Originais e Artigos de Revisão se divide em Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados, Conclusão. No caso de Relato de Casos, existe uma estrutura livre, mas que precisa conter uma introdução, discussão sobre principais sintomas e aspectos clinicos, o principal diagnóstico e possível intervenção terapeutica, e conclusão. Carta ao Editor e Comentário e Ponto de Vista, possuí estrutura livre, mas ainda orientada em Introdução, Discussão e Conclusão.

 

3.4. Palavras-Chave

 

Ao final do Resumo os autores devem informar no mínimo três palavras chave, preferencialmente, extraídas dos Descritores em Ciências da Saúde (Decs) (https://decs.bvsalud.org/) ou do Medical Subject Headings (MeSH) (https://www.ncbi.nlm.nih.gov/mesh/). No entanto, a RMMG entende a importância da linguagem natural do autor e não limita a escolha das palavras-chave apenas aos termos extraídos dos vocabulários controlados indicados. As palavras-chave devem estar tanto em português como em inglês.

 

3.5. Metodologia

 

Os métodos devem ser claros e explicitarem como a pesquisa foi feita e o motivo de ter sido feita de determinada forma. Deve ser precisa e detalhada a ponto de que o trabalho possa ser reproduzido ao se ter acesso aos dados. Os autores devem colocar o número de todos o registros e pareceres éticos que foram necessários para a execução do trabalho. (CEP;TCLE; Ensaio Clínico; etc).

 

3.6. Referências

 

As referências devem ser normalizadas e apresentadas de acordo com o padrão Vancouver.

Todas as referências devem ser citadas no corpo do texto, utilizando-se numeral arábico, sobrescrito, após a pontuação.

As referências devem ser numeradas na ordem em que são citadas no texto.

 

3.7. Tabelas

 

Tabelas devem ser submetidas no corpo do texto e devem ser elaboradas utilizando-se o próprio editor de texto.

As Tabelas devem ser numeradas na ordem em que aparecem no texto.

As Tabelas devem ter títulos curtos e auto-explicativos. Os dados da tabela devem possibilitar que o leitor interprete-os sem precisar voltar ao texto. Cada coluna da tabela deve ter um título abreviado. Explicações sobre as informações da tabela devem aparecer no rodapé.

Tabelas retiradas de outras fontes devem possuir autorização e devem ser devidamente citadas.

 

3.8. Figuras

 

Recomenda-se que as figuras devem ser submetidas em extensão tif ou eps. Não enviar em hipótese alguma imagens como pdf. As imagens devem estar referenciadas no texto.

As figuras devem ser enviadas em alta resolução e desanexadas do documento principal. No sistema existe um campo apropriado para anexá-las. Recomenda-se as especificações para qualidade de imagens adotadas pelo PubMed Central PMC encontradas no seguinte link: Clique aqui.

Os autores não devem manipular figuras com propósito de alterar ou ocultar informações. Qualquer tratamento a que a imagem tenha sido submetido deve ser expresso no texto para não induzir os leitores a erro.

 

3.9. Unidades de Medida e Abreviações

 

As medidas de comprimento, altura, peso e volume devem ser expressas em unidades do sistema métrico decimal (metro, quilo, litro) ou seus múltiplos e submúltiplos. As temperaturas em graus Celsius. Os valores de pressão arterial em milímetros de mercúrio. Abreviaturas e símbolos devem obedecer padrões internacionais. Ao empregar pela primeira vez uma abreviatura, esta deve ser precedida do termo ou expressão completos.

 

 

4. SUBMISSÃO NO SCHOLARONE

 

Após a adequação de todos os documentos e concordância com as políticas, o autor irá submeter o estudo no Sistema de Submissão ScholarOne. O autor irá criar uma conta e realizar o processo de submissão dividido em sete etapas. Abaixo segue uma breve descrição de cada uma.

 

Etapa 1 (Tipo, Título e Resumo): Todas as informações nesta etapa deverão ser preenchidas em inglês. No caso de Comentários ou Ponto de Vista, marcar o tipo como Carta para o Editor.

 

Etapa 2 (Carregamento de Arquivo): Os autores deverão carregar todos os documentos exigidos nesta etapa. O Documento Principal 1 Inglês deverá ser o primeiro, seguido de suas respectivas tabelas e imagens, o Documento Principal 2 Português deve vir em seguida junto a suas tabelas e imagens. Por fim, todos os arquivos suplementares exigidos. Quaisquer documentos com as informações dos autores, em primeiro momento, devem ser designados como “Arquivo complementar que não é para revisão”, "Página de Título” ou “Formulário de Contrato de Direitos Autorais”.

 

Etapa 3 (Atributos): Os atributos são as Palavras-Chave as quais se indica que sejam selecionadas entre as disponíveis no vocabulário controlado Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH). No entanto, não é obrigatório o uso do DeCS.

 

Etapa 4 (Autores e Instituições): Todos os autores deverão ser adicionados com um e-mail válido, assim como suas instituições vínculo atualizadas.

 

Etapa 5 (Revisores): Os autores poderão selecionar, sugerir revisores ou solicitar a exclusão de um revisor. No entanto, será o editor associado que decidirá acatar a sugestão.

 

Etapa 6 (Detalhes e Comentários): Os autores poderão adicionar a Carta de Submissão nesta etapa. Assim como deverão responder o curto questionário.

 

Etapa 7 (Revisar e Enviar): Nesta etapa os autores deverão revisar todas as informações fornecidas e garantir que estas estão corretas. O sistema marcará em verde as etapas concluídas e em vermelho as que necessitam de mais informações ou que há informações incorretas.

 

4.1 Modelos

 

Segue link para modelos de auxílio à submissão: Clique aqui.

 

 

5. CERTIFICADO DE PUBLICAÇÃO

 

Para solicitar Certificados de Publicação os autores devem preencher o formulário a seguir: Clique Aqui.

 

 

6. PERGUNTAS FREQUENTES

 

Pergunta: Existe alguma taxa para avaliação ou publicação dos trabalhos?
Ver resposta

 

 

Pergunta: A Revista Médica de Minas Gerais recebe artigos de quais especialidade?
Ver resposta

 

 

Pergunta: Existe um número máximo de autores? Qual o número máximo de autores?
Ver resposta