RMMG - Revista Médica de Minas Gerais

Volume: 18. (4 Suppl.1)

Voltar ao Sumário

Editorial

Editorial

Editorial

Joel Alves Lamounier

 

PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA- SAUDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE: 21 ANOS DE EXISTENCIA

O curso pós-graduação em Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG na modalidade de Mestrado foi criado em 1985 e implantado em 1987. Posteriormente, após a consolidação do mestrado, foi iniciado o doutorado, cuja primeira tese defendida ocorreu em 1998. No início o curso se inspirou na estrutura da Residência Médica, com disciplinas mais de cunho profissional. Na seleção apenas eram admitidos médicos pediatras e depois foram admitidos candidatos de outras áreas da medicina. Em consonância com as tendências da pós-graduação, uma mudança importante foi realizada em 2004, com modificações na estrutura curricular e no processo de seleção com a inclusão de outros profissionais. O curso passou de Pediatria para Programa em Ciências da Saúde Area de Concentração Saúde da Criança e Adolescente. Com esta abertura foi possível o ingresso de outros profissionais com diferentes formações para desenvolvimento de teses e dissertações tendo como objeto de estudo a criança e o adolescente.

Neste processo de organização e início do curso tiveram participação importante os professores do Departamento de Pediatria, sob a coordenação do prof. Edward Tonelli. Na seqüência contribuíram para consolidação do mestrado e doutorado os seguintes professores coordenadores: Joel Alves Lamounier, Paulo Augusto Moreira Camargos, Francisco José Penna. Na função de sub-coordenador, participação dos professores César Coelho Xavier e Eduardo Araújo Oliveira. Ao longo desta história, teve papel importante o Colegiado, no avanço e implemento das propostas, buscando a qualidade do programa. Em julho de 2008, foi realizado na Faculdade de Medicina da UFMG o I Seminário de Auto-avaliação com a finalidade de discutir os problemas, definir ações e propor metas para os próximos anos, no contexto atual das recomendações da CAPES para a pós-graduação brasileira.

O programa de pós-graduação tem avançado e cumprido o seu papel na formação de professores e de pesquisadores na área da saúde da criança e adolescente. Cumpre o papel de contribuir para inserção social e divulgação do conhecimento científico. Mestres e doutores foram formados oriundos de diversas partes do estado de Minas Gerais como também de outros locais como: Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo, Ceará, Santa Catarina. Cooperação interinstitucional foi uma experiência positiva com Universidade Federal de Goiás (Mestrado) e para o próximo ano estao previstos projetos para mestrado com FHEMIG e doutorado com Universidade Federal do Jequitinhonha e Mucuri visando titulação de profissionais e docentes das instituições. Na área internacional, o programa recebeu neste ano dois alunos de Moçambique pelo convenio Brasil-Africa. Ações estao previstas para ampliar e aprofundar as relações e projetos com pesquisadores internacionais, possibilitando assim, pesquisas em colaboração com a participação de docentes e alunos. No crescimento do programa tem sido inestimável o apoio e recursos provenientes da Pro-Reitoria de Pos-Graduação da UFMG, CAPES e agencias de fomento a pesquisa como CNPq e FAPEMIG.

O programa conta com um elenco de linhas de pesquisa já consolidadas e das quais tem sido originados os diversos trabalhos para teses e dissertações. As dissertações e teses estao disponíveis na biblioteca da Faculdade de Medicina e podem ser acessadas pela internet na pagina www.medicina.ufmg.br e no portal CAPES (www.capes.gov.br/capes/portal).

Nestas duas décadas de existência é possível comemorar e celebrar os avanços: 289 dissertações de mestrado concluídas e 80 teses de doutorado já defendidas até setembro de 2008. Este sucesso ocorreu graças ao trabalho e participação dos professores do Departamento de Pediatria e de outras unidades da UFMG em orientações de teses e dissertações e oferta de disciplinas. Sem dúvida, um dos maiores programas de pós-graduação no país na área da criança e adolescente de reconhecimento nacional. Em periódicos nacionais e internacionais de impacto podem ser encontrados artigos originados de dissertações e teses produzidas pelos alunos do programa. Neste suplemento da Revista Médica de Minas Gerais é possível ter uma amostra de artigos diversos, importante contribuição e divulgação do conhecimento científico na área da saúde.

 

Joel Alves Lamounier
Professor Titular
Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG
Coordenador do Programa