ISSN (on-line): 2238-3182
ISSN (Impressa): 0103-880X
CAPES/Qualis: B2
Editorial
Editorial
Joel Alves Lamounier
PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA- SAUDE DA CRIANÇA E ADOLESCENTE: 21 ANOS DE EXISTENCIA
O curso pós-graduação em Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG na modalidade de Mestrado foi criado em 1985 e implantado em 1987. Posteriormente, após a consolidação do mestrado, foi iniciado o doutorado, cuja primeira tese defendida ocorreu em 1998. No início o curso se inspirou na estrutura da Residência Médica, com disciplinas mais de cunho profissional. Na seleção apenas eram admitidos médicos pediatras e depois foram admitidos candidatos de outras áreas da medicina. Em consonância com as tendências da pós-graduação, uma mudança importante foi realizada em 2004, com modificações na estrutura curricular e no processo de seleção com a inclusão de outros profissionais. O curso passou de Pediatria para Programa em Ciências da Saúde Area de Concentração Saúde da Criança e Adolescente. Com esta abertura foi possível o ingresso de outros profissionais com diferentes formações para desenvolvimento de teses e dissertações tendo como objeto de estudo a criança e o adolescente.
Neste processo de organização e início do curso tiveram participação importante os professores do Departamento de Pediatria, sob a coordenação do prof. Edward Tonelli. Na seqüência contribuíram para consolidação do mestrado e doutorado os seguintes professores coordenadores: Joel Alves Lamounier, Paulo Augusto Moreira Camargos, Francisco José Penna. Na função de sub-coordenador, participação dos professores César Coelho Xavier e Eduardo Araújo Oliveira. Ao longo desta história, teve papel importante o Colegiado, no avanço e implemento das propostas, buscando a qualidade do programa. Em julho de 2008, foi realizado na Faculdade de Medicina da UFMG o I Seminário de Auto-avaliação com a finalidade de discutir os problemas, definir ações e propor metas para os próximos anos, no contexto atual das recomendações da CAPES para a pós-graduação brasileira.
O programa de pós-graduação tem avançado e cumprido o seu papel na formação de professores e de pesquisadores na área da saúde da criança e adolescente. Cumpre o papel de contribuir para inserção social e divulgação do conhecimento científico. Mestres e doutores foram formados oriundos de diversas partes do estado de Minas Gerais como também de outros locais como: Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo, Ceará, Santa Catarina. Cooperação interinstitucional foi uma experiência positiva com Universidade Federal de Goiás (Mestrado) e para o próximo ano estao previstos projetos para mestrado com FHEMIG e doutorado com Universidade Federal do Jequitinhonha e Mucuri visando titulação de profissionais e docentes das instituições. Na área internacional, o programa recebeu neste ano dois alunos de Moçambique pelo convenio Brasil-Africa. Ações estao previstas para ampliar e aprofundar as relações e projetos com pesquisadores internacionais, possibilitando assim, pesquisas em colaboração com a participação de docentes e alunos. No crescimento do programa tem sido inestimável o apoio e recursos provenientes da Pro-Reitoria de Pos-Graduação da UFMG, CAPES e agencias de fomento a pesquisa como CNPq e FAPEMIG.
O programa conta com um elenco de linhas de pesquisa já consolidadas e das quais tem sido originados os diversos trabalhos para teses e dissertações. As dissertações e teses estao disponíveis na biblioteca da Faculdade de Medicina e podem ser acessadas pela internet na pagina www.medicina.ufmg.br e no portal CAPES (www.capes.gov.br/capes/portal).
Nestas duas décadas de existência é possível comemorar e celebrar os avanços: 289 dissertações de mestrado concluídas e 80 teses de doutorado já defendidas até setembro de 2008. Este sucesso ocorreu graças ao trabalho e participação dos professores do Departamento de Pediatria e de outras unidades da UFMG em orientações de teses e dissertações e oferta de disciplinas. Sem dúvida, um dos maiores programas de pós-graduação no país na área da criança e adolescente de reconhecimento nacional. Em periódicos nacionais e internacionais de impacto podem ser encontrados artigos originados de dissertações e teses produzidas pelos alunos do programa. Neste suplemento da Revista Médica de Minas Gerais é possível ter uma amostra de artigos diversos, importante contribuição e divulgação do conhecimento científico na área da saúde.
Joel Alves Lamounier
Professor Titular
Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG
Coordenador do Programa
Copyright 2024 Revista Médica de Minas Gerais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License