RMMG - Revista Médica de Minas Gerais

Volume: 14. 3

Voltar ao Sumário

Editorial

Editorial

Editorial

Enio Roberto Pietra Pedroso

 

O terceiro fascículo de 2004 da Revista Médica de Minas Gerais apresenta uma gama de temas de grande interesse médico. Inclui o estudo sobre os Aspectos Clínicos da Hepatite C Crônica: Experiência do Ambulatório de Hepatites Virais do Instituto Alfa, que alerta para a alta morbidade dessa hepatite em Minas Gerais, expressando a necessidade de que o sistema de saúde e os médicos a abordem de forma e prazo adequados para que suas graves conseqüências sejam adiadas ou evitadas.

Em outro estudo original é avaliada a Prevalência de Anticorpos para o Vírus da Rubéola em Natal (RN) por meio da Fluorescência (ELFA) em que os percentuais médios de imunes e susceptíveis à rubéola foram de 53,7% e 46,3%, respectivamente. Considerando-se apenas as mulheres em idade reprodutiva, a distribuição de imunes e susceptíveis foi de 74,5% e 25,5%, respectivamente. Parcela significativa das mulheres em idade reprodutiva, residentes na região metropolitana de Natal-RN, ainda se encontra susceptível à rubéola.

Os Fatores de Risco Cardiovascular Associados à Hipertensão Arterial Sistêmica em População de Zona Rural de Minas Gerais traz contribuição relevante se considerada a escassez de estudos sobre a população brasileira que habita áreas rurais. A freqüência de tabagismo, diabetes mellitus, sedentarismo e obesidade nessa população chegou a 24%, 20%, 60,7% e 66%, respectivamente. Há prevalência elevada na área rural do Brasil de diabetes mellitus, tabagismo, dislipidemia, obesidade e sedentarismo. Em outro trabalho são expressos Os fatores de risco para a natimortalidade na cidade de Juiz de Fora. A hemorragia de terceiro trimestre, e as doenças maternas aparecem como as principais causas de natimortalidade nesse estudo. A identificação desses fatores trará, certamente, grande contribuição para a melhoria da saúde materno-neonatal em Juiz de Fora.

São ainda avaliados Os Fatores Nutricionais no Cálculo do Risco Cardiovascular Global. Sabendo-se da correlação entre obesidade e doenças cardiovasculares, pode-se inferir que o cálculo do risco, sem levar em conta o estado nutricional, especialmente o peso corporal, subestima o real risco para os indivíduos. A Internet como Instrumento de Ensino em Patologia com a Construção de um site e de um CD-Rom de Ensino de Patologia Mamária demonstra como a rede de computadores é meio bastante difundido de busca e divulgação do conhecimento científico, cada vez mais utilizado em Patologia. Os autores descrevem a criação de um site para estudantes e profissionais como fonte de consulta rápida, de acesso fácil, contendo textos e imagens macro e microscópicas.

É descrita, em outro artigo, a Mamografia e a Ultra-sonografia no Diagnóstico de Lesões Mamárias Palpáveis Suspeitas de Malignidade. Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar a acuidade da mamografia e da ultra-sonografia no diagnóstico de lesões mamárias palpáveis suspeitas de malignidade. A ultra-sonografia mostrou-se como importante método complementar à mamografia em pacientes com alta densidade do parênquima mamário.

Valvuloplastia Externa da Junção Safeno-Femoral revela outro estudo de interesse. Até há pouco tempo, o principal tratamento cirúrgico era a remoção das veias varicosas, inclusive da veia safena magna. O trabalho destaca a possibilidade de tratamento cirúrgico caracterizado por reforço externo à parede venosa enfraquecida.

Valor da Manometria Anorretal no Diagnóstico da Constipação Intestinal Crônica Funcional e da doença de Hirschsprung em Crianças aparece também como tema deste fascículo. A manometria anorretal representa teste adequado para o diagnóstico diferencial da constipação intestinal crônica, devendo ser incluída na investigação dos pacientes com resposta insatisfatória ao tratamento clínico inicial. Foi também estudado O Papel de Mediadores Endógenos na Fisiopatologia da Cirrose Hepática em que são apresentadas algumas evidências clínicas e experimentais relativas à participação destes mediadores endógenos em relação à fisiopatologia da cirrose hepática.

Na apresentação de artigos de revisão são abordadas questões referentes ao Melanoma Cutâneo Maligno constando de: incidência no Brasil, estadiamento, clínica, fatores prognósticos e atualização sobre o tratamento, A Fisiopatologia da Nefropatia Diabética e a Leucocitúria. Os casos clínicos apresentam questões referentes à Síndrome de Swyer-James-Macleod (com ênfase especial nos métodos diagnósticos e aspectos terapêuticos); à Crise Tireotóxica, Manejo Diagnóstico e Terapêutico (Condutas Diagnósticas e Terapêuticas na Tempestade Tireoidiana) em que cada assunto ilustra a conduta, a abordagem, o raciocínio referente ao diagnóstico de cada um destas entidades clínicas. A sessão de História da Medicina revela assunto surpreendente sobre a obra filosófica e médica de Pedro Hispano (Papa João XXI), o único papa médico e português, um dos introdutores da filosofia de Aristóteles no mundo cristão, no final da Escolástica (século XIII).

Que este volume seja efetivamente capaz de trazer a ampla dimensão da medicina para a prática simples, objetiva e eficiente.

 

Enio Roberto Pietra Pedroso
Editor Geral