ISSN (on-line): 2238-3182
ISSN (Impressa): 0103-880X
CAPES/Qualis: B2
Editorial
Enio Roberto Pietra Pedroso
O primeiro volume de 2004 revela ampla variedade de questões de grande e atual impacto na Medicina com reflexão intensa sobre a vida da sociedade moderna.
São apresentados temas como o trauma ocular em estudo epidemiológico realizado nos últimos cinco anos em Uberlândia, em que é realçado o grave problema da perda de visão em crianças que ocorre no próprio ambiente domiciliar. Em um outro artigo, é analisada criticamente a dispensação farmacêutica das receitas médicas mostrando-se que a maioria das prescrições apresenta problemas que podem comprometer sua eficácia.
Outra revelação de grande impacto é o desconhecimento da população brasileira sobre a transmissão e prevenção da dengue e febre amarela, em especial se reconhecendo que as condições atuais a que está submetida pressupõem riscos de epidemias potencialmente graves de ambas as enfermidades. A relação entre a exposição a pesticidas e os agravos à saúde é outro tema analisado, com profundas repercussões sobre a atividade laborativa no Brasil. Nesse contexto epidemiológico é evidenciada outra questão relevante, que é a prevenção secundária do câncer colorretal em indivíduos assintomáticos de baixo risco e sua relação com o diagnóstico precoce das lesões pré-malignas, momento em que é possível tratamento cirúrgico potencialmente curativo.
A nutrição é tema de grande impacto, especialmente quando envolve aspectos da desnutrição protéico calórica energética, como evidenciado em estudo realizado com crianças de menos de cinco anos em Baldim. Nele, o aleitamento materno aparece como instrumento para a prevenção e redução dos efeitos da desnutrição. Neste contexto, da desnutrição, é feita avaliação da prevalência da anemia ferropriva e eficácia terapêutica do hidróxido de ferro III polimaltosado em sua reversão em crianças menores de seis anos em Carrancas (MG).
Cada vez mais a preocupação com a nutrição enfoca a relação entre sobrepeso, obesidade e atividades físicas. O diabetes mellitus e a cirurgia bariátrica são correlacionados em função da redução do peso no controle glicêmico. O hábito alimentar saudável e o estilo de vida em que o sedentarismo dá lugar a atividade física prazerosa são realçados como metas essenciais de programas de qualidade de vida.
O Programa de Saúde da Família em Minas Gerais é analisado como estratégia de mudança de modelo assistencial no Brasil, como a possibilidade de encontrar caminhos para a consecução das mudanças pretendidas que permitirão melhorar as condições de saúde de vida da população brasileira.
Penetrando na perspectiva clínica da Medicina, são apresentadas recomendações para uso da hemossedimentação, propedêutica já quase secular que assegura apoio diagnóstico prático, simples e barato. Discutem-se casos clínicos em que o raciocínio para o diagnóstico, a apresentação de artimanhas clínicas, a elucidação de problemas, usuais ou não, estão presentes, seja na hiperelevação hipotônica do diafragma ou no aneurisma da artéria poplítea tratado com aneurismectomia e interposição de veia femoral superficial. É avaliada a terapia definitiva do hipertireoidismo com radioiodo.
A amplitude dos assuntos aqui tratados revela a dimensão do esforço em propiciar, a todas as áreas da Medicina, estímulo para a atualização e avanço de seu conhecimento em busca de maior eficiência que permita, diante das condições econômicas brasileiras, obter saúde digna e equânime.
ENIO ROBERTO PIETRA PEDROSO
Editor Chefe
Copyright 2024 Revista Médica de Minas Gerais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License