RMMG - Revista Médica de Minas Gerais

Volume: 13. 2

Voltar ao Sumário

Editorial

Hospital das Clínicas - 75 anos celebrando a vida

Ricardo Castanheira Pimenta Figueiredo

 

Neste ano comemoramos os 75 anos do Hospital das Clínicas. Cronologicamente já enquadrado na categoria de idosos, o HC, como é conhecido entre seus funcionários, já tem calma como afirma José Saramago, mas tem ainda a vitalidade de um jovem e suas tentações imperiosas e urgentes, com inúmeros planos e projetos em andamento.

É ao mesmo tempo um orgulho e um desafio estar à frente da Instituição cuja missão tríplice de prestar serviços médicos, ensinar e pesquisar é exercida com seriedade, dedicação e qualidade, sendo exemplo para outras em todo o país.

Com a fundação da Faculdade de Medicina em 1911 houve necessidade de um local para os estágios clínicos. Nesta época foram utilizadas as dependências da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. A busca de melhores condições de assistência e ensino mais sistematizado induziram a Faculdade de Medicina a iniciar o processo de criação do hospital escola, contemplando a organização de métodos e rotinas para o ensino médico e para a pesquisa. Assim em 1920 foi criado o Hospital São Geraldo. Em 1921 passou-se a utilizar enfermarias, consultórios e outras instalações do Hospital São Vicente de Paulo, em 1922 foi fundado o Instituto de Radium, incorporado à UFMG em 1967, já com o nome de Hospital Borges da Costa. Em 21 de agosto de 1928 foi fundado pela congregação francesa das Filhas de Caridade de São Vicente de Paulo o Hospital São Vicente de Paulo, que em 1931 foi doado à Faculdade de Medicina. Nesta ocasião foi iniciada a construção do novo prédio do Hospital São Vicente de Paulo incorporando as clínicas então existentes. Em 1955 o Hospital passou a ser denominado Hospital das Clínicas da Universidade de Minas Gerais.

O HC-UFMG desde a sua fundação é fiel a sua história de inserção na vida dos mineiros. Mantém o seu compromisso com o sistema público de saúde, não selecionando a clientela por situação sócio-econômica, gravidade ou tipo de doença; com a formação de recursos humanos para a área de saúde e com o desenvolvimento e aplicação de novos conhecimentos e tecnologias. Ao longo dos anos tem sido símbolo da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão universitários. É possível identificar o papel de vanguarda do HC na promoção de assistência médica de qualidade com interfaces na pesquisa e no ensino de graduação e pós-graduação. Tem papel relevante no desenvolvimento de grande parte das pesquisas realizadas na área de saúde em Minas Gerais. Tão ou mais importantes que números são as atividades de referência desenvolvidas pelo HC: importante centro de transplantes de Minas Gerais, grande produtor de ciência, de formação de recursos humanos, referência única ou maior em diversas áreas e com certeza com qualificado quadro de servidores na rede hospitalar do nosso estado.

Todo esse sucesso aos 75 anos não seria possível sem o empenho e dedicação de todos os profissionais que aqui trabalharam e trabalham, enfrentando dificuldades e adversidades inesperadas inerentes ao serviço público de nosso país. Salienta-se também a importância da integração ocorrida nos últimos anos do HC com outras instâncias do serviço público do município e do estado, que respeitando as características e o papel do hospital público, universitário de ensino, tem possibilitado o desenvolvimento de todas essas ações.

 

Ricardo Castanheira Pimenta Figueiredo
Diretor do Hospital das Clínicas da UFMG

 

ERRATA

As despesas dos Anais do II Congresso Brasileiro de Triagem Neonatal e I Congresso Mineiro de Triagem Neonatal, foram pagas pelo NUPAD/UFMG