ISSN (on-line): 2238-3182
ISSN (Impressa): 0103-880X
CAPES/Qualis: B2
O Curso de Medicina da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana
Joao Lúcio dos Santos, Ricardo Guimaraes
Na essência do sonho de se tornar médico encontra-se o amor pela vida e pelo ser humano.
Por esta razão, a complexidade da Medicina, além de conhecimento vasto e profundo, exige a formação de um profissional da saúde que inclua, necessariamente, o desenvolvimento de um olhar abrangente, uma visão holística sobre o fenômeno da vida.
Tendo a ecologia humana como princípio, a Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (FASEH) vem, desde sua fundação em 2001, oferecendo uma oportunidade especial de formação para aqueles que sonham em exercer a Medicina. Localizada em Vespasiano, município da região metropolitana de Belo Horizonte e com projetos em coparticipação com o Governo do Estado de Minas Gerais e o Ministério da Saúde, a FASEH vem se destacando como uma instituição particular de ensino superior diferenciada em qualidade e inovação.
O Curso Médico da FASEH tem como meta formar, pelo desenvolvimento de conhecimentos, competências, habilidades técnicas, postura ética, crítica e humanista, o profissional em Medicina que seja estudioso, pesquisador e capaz de atuar como agente de mudança, reconhecendo seu papel e o significado da prática da Medicina no contexto social.
Sua estrutura curricular fundamenta-se nas bases legais explicitadas na Lei nº 9.394/96 (BRASIL, 1996), cujo conjunto de normas, pareceres e referenciais curriculares normatiza a Educação Superior no Brasil e as Diretrizes Nacionais para os cursos de graduação em Medicina estabelecidas pelo Ministério da Educação. Na estrutura, organização e no desenvolvimento do curso se articulam a integração do ser humano com a sociedade, o exercício da cidadania e dos direitos humanos, na perspectiva da ecologia social. Sua proposta pedagógica, desde a implantação coordenada pelo Prof. Dr. Cario Américo Fattini, vem sendo consistentemente aplicada e permanentemente atualizada.
O curso médico é presencial, diurno e em regime integral, com duração de seis anos e carga horária total de 8.280 horas. O profissional médico formado pela FASEH encontra-se apto a atuar em atividades que incluem a prevenção de agravos, a promoção da saúde, o diagnóstico, a recuperação e a reabilitação do indivíduo dentro de sua comunidade, sempre com base em normas técnicas e éticas estabelecidas pelos Conselhos Federal e Regional de Medicina.
Com foco em qualidade, coerência e eficiência, a instituição investe na qualificação e no fortalecimento do desempenho de seu corpo discente, o que inclui a capacidade de se posicionar eticamente em defesa dos direitos e deveres individuais e coletivos, prestando assistência profissional nos diversos níveis de atenção à saúde.
Durante o curso médico as disciplinas interagem objetivando a construção de um pensamento holístico com ênfase na formação humanista dos futuros profissionais. Nessa perspectiva, o aprendizado se efetiva em diversos cenários de construção do conhecimento, em que há, efetivamente, a inserção do discente no contato direto com a comunidade e com os diversos e amplos desafios da consolidação do Sistema Único de Saúde.
A integração das disciplinas aproxima o saber e o fazer em saúde, desenvolvendo e estimulando a capacidade crítica dos discentes e a rápida aplicabilidade das habilidades adquiridas.
Os discentes, a partir do primeiro ano, desenvolvem ações educativas e de acolhimento junto à população do município-sede e seu entorno, com base nos princípios e diretrizes do SUS, tendo como eixo central a Ética e a Bioética permeando todas as reflexões sobre cidadania e saúde.
A proposta engloba, ainda, a formação científico-pedagógica do corpo docente e o aprimoramento de sua prática educativa, além do estabelecimento de uma infraestrutura organizacional e de gestão que se viabiliza por meio de parcerias estabelecidas na sociedade, junto a importantes hospitais do estado e de convênios internacionais, como o firmado com a Emory University. Essas parcerias têm proporcionado aos discentes o desenvolvimento e conclusão de projetos de interesse acadêmico que estão contribuindo para a tomada de importantes decisões em nível local.
Ressalta-se, ainda, a interação do curso médico com os outros cursos da instituição - Direito e Enfermagem -, desenvolvida sob a ótica da potencialização dos resultados e compartilhada com vistas a um objetivo comum: o do crescimento acadêmico dentro da multidisciplinaridade, especialmente desenvolvida durante as semanas científicas.
No processo de formação dos discentes de Medicina, a FASEH vem expandindo suas ações para se aproximar cada vez mais da realidade dos múltiplos desafios existentes, desde a melhoria da qualidade da atenção e relação com o paciente até a produção de trabalhos científicos. Ao estimular e aprimorar a interação entre corpo discente, corpo docente, profissionais, parceiros e cidadãos, a FASEH proporciona a todos a oportunidade de crescimento e amadurecimento em um contexto real.
A FASEH - Faculdade da Saúde e Ecologia Humana é o sonho de muitos que se tornou realidade. Uma realidade que, após os 10 primeiros anos, se consolida como um curso de Medicina conceituado e respeitado; oportunidade ímpar e sólida de formação dos profissionais que as pessoas, a sociedade e a Medicina merecem.
Prof. Dr. João Lúcio dos Santos
Diretor Geral da FASEH
Prof. Dr. Ricardo Guimarães
Presidente do Centro de Ensino Superior de Vespasiano - CESUV
Copyright 2025 Revista Médica de Minas Gerais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License