RMMG - Revista Médica de Minas Gerais

Volume: 26. (Suppl.4) DOI: http://www.dx.doi.org/10.5935/2238-3182.20160038

Voltar ao Sumário

Editorial

Mensagem do Presidente da Liga Acadêmica do Trauma e Emergências Clínicas

Thiago Reis Cunha

 

Segundo o último levantamento disponível pelo DATASUS houve, em 2014, 1.227.039 óbitos no Brasil. As 3 maiores causas de mortalidade foram respectivamente: doenças do aparelho circulatório, com 340.284 óbitos, neoplasias, com 201.968 óbitos, e causas externas com 156.942 óbitos. Dentro do grupo de maior causa, mais de 200.000 óbitos se devem a eventos agudos como doenças cerebrovasculares e isquemias críticas do miocárdio. Com isso, temos que mais da metade dos 699.144 das 3 principais causas de óbitos no país, ou cerca de 30% do total de óbitos no país se devem a eventos médicos que se enquadram dentro do tema "trauma e emergências clínicas". Apesar da grande relevância epidemiológica do tema, acredito que ele não esteja recebendo a dedicação curricular necessária para seu aprendizado durante a graduação em medicina.

Estudo na Universidade Federal de Minas Gerais, que está passando por uma mudança curricular no curso de medicina. Analisando tanto o currículo antigo quanto o novo, acredito que a abordagem a um tema tao prevalente como "trauma e emergências clínicas" é deficiente. No momento possuímos apenas um internato de duração de três meses dedicados inteiramente ao estudo do tema, que requer ações rápidas, precisas e calculadas. Tendo isso em vista, a Liga acadêmica do Trauma e Emergências clínicas (LATE) vem tentar suprir um pouco dessa demanda da sociedade acadêmica de medicina com a I Jornada Acadêmica do Trauma e Emergências (JATE).

A JATE contará com 5 palestras de professores renomados, 6 palestras de temas orientados e apresentação de 56 pôsteres para o estudo mais aprofundado de temas relacionados a trauma e emergências clínicas. Contaremos ainda com a participação de 10 avaliadores para as sessões de pôsteres e temas orientados, premiando os temas julgados como mais relevantes e bem produzidos dentro do assunto. Acreditamos que a Jornada é mais um passo da LATE em direção à difusão de conhecimentos de fundamental importância para formação acadêmica dos profissionais da área da saúde Graças à participação e empenho de toda a comissão organizadora, patrocinadores, professores a alunos pudemos realizar estre evento e tê-lo como grande sucesso por seu caráter inovador e fomentador de ensino. Aguardamos a presença de todos na próxima Jornada Acadêmica do Trauma e Emergências.

Thiago Reis Cunha - Presidente da Liga Acadêmica do Trauma e Emergências clínicas

 

Thiago Reis Cunha
Presidente da Liga Acadêmica do Trauma e Emergências de Minas Gerais (LATE-MG)