RMMG - Revista Médica de Minas Gerais

Volume: 26. (Suppl.5)

Voltar ao Sumário

Editorial

Mensagem do Presidente

Jorge Raimundo Nahas

 

Prestes a completar 40 anos de existência, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - FHEMIG realiza mais um Fórum Científico e registra o cumprimento da sua missão que é prestar assistência hospitalar de complexidade secundária e terciária, aliada a um dos pilares da visão institucional que é ser modelo de excelência para a promoção da assistência e qualificação hospitalar, com foco no usuário, por meio da realização de pesquisas e formação de recursos humanos.

Neste suplemento tenho a satisfação em divulgar os resultados dos projetos científicos produzidos pelos pesquisadores da instituição que serao apresentados no 5º Fórum Científico da FHEMIG. Neste ano, o tema central do evento é "Uso de Protocolos Clínicos e seus benefícios na pesquisa, assistência e formação multiprofissional."

O uso de protocolos clínicos na prática hospitalar é prioridade do Ministério da Saúde e, de forma resumida, visa estabelecer claramente os critérios de diagnóstico de cada doença, o algoritmo de tratamento e os mecanismos para o monitoramento clínico em relação à efetividade do tratamento e a supervisão dos eventos adversos. Além disso, os protocolos clínicos são essenciais na constituição das linhas de cuidado integral aos pacientes, e permite, por meio de indicadores, o monitoramento da qualidade dos serviços, sendo ferramenta importante para auditoria clínica.

Tendo em vista a diversidade e complexidade de procedimentos disponíveis hoje no arsenal médico, assim como o compromisso com a transparência e o uso consciente de recursos públicos, é fundamental que os gestores hospitalares e profissionais de saúde participem da elaboração e adoção de protocolos clínicos baseados nas melhores evidências científicas e práticas de consenso, racionalizadas quanto ao uso e organizadas de modo a tornar prática sua aplicação com melhor custo-benefício.

Dentre as muitas vantagens da implantação desse modelo de assistência está o incremento significativo na segurança do paciente e qualidade da assistência. Por outro lado, possibilita a atenuação da variabilidade da conduta clínica diária na formação de profissionais da área da saúde que passam pelas Unidades Assistenciais da FHEMIG, favorecendo o aprendizado e incentivando a busca de seu contínuo aprimoramento na literatura científica.

Estao publicados 24 artigos completos e 102 resumos, produzidos nas Unidades da FHEMIG ou com a participação de servidores da Instituição. Esta seleção foi feita com base na revisão minuciosa de cada trabalho, por dois revisores da Comissão Científica.

Desejo que todos aproveitem ao máximo as discussões deste Fórum e que tenham uma boa leitura.

 

Jorge Raimundo Nahas
Presidente da Fhemig