ISSN (on-line): 2238-3182
ISSN (Impressa): 0103-880X
CAPES/Qualis: B2
Síndrome de Vohwinkel - relato de um caso
Vohwinkel's Syndrome - a case report
Marcus Vinícius Souza Couto Moreira2; Michel Cyrino Saliba2; Renata Ferreira Roquete2; Alexandre Araújo Ribeiro2; Letícia Athayde Linhares Martins1; Luciana Pereira Barros1; Maria Celeste de Castro3
1. Acadêmica da Faculdade de Medicina de Barbacena
2. Médico Generalista graduado pela Faculdade de Medicina de Barbacena
3. Professora Titular da Disciplina de Dermatologia da Faculdade de Medicina de Barbacena / Minas Gerais
Rua Zodíaco 767 - Santa Lúcia
Cep. 30360-430 - Belo Horizonte - MG
E-mail: marvmor@bol.com.br
Resumo
A síndrome de Vohwinkel ou queratodermia hereditária mutilante é uma condição rara, geralmente autossômica dominante, que apresenta um distúrbio cutâneo caracterizado por espessamento das regiões palmar, plantar e dorsal das mãos e pés e constrição nos dedos (pseudoainhum). A queratodermia mutilante tem associação com uma perda auditiva neurossensorial devido à mutação do gene GJB2, que codifica as proteínas da conexão 26 (Cx26) da junção gap, ou com ictiose disseminada. A paciente descrita apresenta a doença, cursando com déficit auditivo neurossensorial bilateral profundo e com autoamputação digital, além das lesões tipo "estrela do mar" e em "favo de mel". No entanto, apesar de todo o benefício com a terapêutica proposta, a paciente se recusou a realizar qualquer tipo de tratamento.
Palavras-chave: Ceratodermia Palmar e Plantar Difusa; Amputação Traumática; Relatos de Casos
INTRODUÇÃO
A síndrome de Vohwinkel ou queratodermia hereditária mutilante é conhecida como uma queratose palmar e plantar com associada constrição digital.1,2,3 Essa síndrome foi descrita na literatura alemã por Vohwinkel, em 1929, e menos de 30 casos foram descritos no mundo até 1984.2,3,4,5,6 A queratodermia palmoplantar em questão se caracteriza, na maioria dos casos, como um distúrbio autossômico dominante, sendo relatados também casos com caráter recessivo.3,6 O distúrbio da pele se inicia cedo na infância e pode ser complicado com a amputação espontânea digital durante a adolescência ou fase adulta jovem.3,5
São conhecidas duas formas diferentes da síndrome de Vohwinkel. Uma delas é associada com perda auditiva neurossensorial como resultado da mutação do gene GJB2 que codifica as proteínas da junção gap, conexão 26 (Cx26).2,4,6 A outra manifestação da doença se caracteriza pela presença de ictiose generalizada, sem comprometimento da audição.2,6
A tríade clínica patognomônica da síndrome inclui um espessamento difuso das regiões palmares e plantares tipo "favo de mel", placas queratóticas em dorso das mãos e pés tipo "estrela do mar" e bandas de contrições fibróticas (pseudoainhum) interfalangeanas nas mãos e pés.2,3,7,8 Outros achados que podem ser encontrados são déficit auditivo, alopécia universal e retardo mental.1,2,4,6
A história da paciente, a história familiar, o exame físico e a histopatologia da pele são úteis para diferenciar a queratodermia hereditária mutilante de outras patologias que cursam com achados semelhantes ao da presente síndrome.2
O diagnóstico diferencial deve ser feito com outras queratodermias, que podem estar associadas com a autoamputação digital, como síndrome de Olmsted, queratodermia acral, queratodermia palmoplantar de Sybert e de Gamborg Nielsen, mal de Meleda e paroníquia congênita. 2,3,6
RELATO DE CASO
Paciente de 35 anos, feminino, casada, do lar, residente em Ibertioga - MG, procurou o ambulatório Dr. Agostinho Paolucci da Faculdade de Medicina de Barbacena.
Relatou que desde o nascimento, iniciou quadro de espessamento da região plantar de ambos os pés e da palma de ambas as mãos. Com o passar dos anos, ocorreu aparecimento de "anéis" fibrosos em 4º e 5º quirodáctilos esquerdo, 2º e 3º pododáctilos direito e 5º pododáctilo esquerdo, sendo que, aos 23 anos, o 5º quirodáctilo esquerdo sofreu autoamputação. A paciente também informou a presença de hipoacusia bilateral.
A história familiar mostrou que dos 4 filhos da paciente, 3 manifestaram a doença. A presença da patologia não foi observada em nenhum outro familiar e não houve relato de parentesco entre os pais da paciente e entre ela e o pai de seus filhos.
Ao exame clínico, encontraram-se lesões queratósicas acompanhadas de fúrvura em região plantar e palmar (favo de mel) e lesões tipo "estrela do mar" nos pés; bandas de constrição (pseudoainhum) das falanges distais dos dedos mencionados anteriormente; e ausência da falange distal do 5º quirodáctilo esquerdo (Figs. 1, 2, e 3). Verificou-se também presença de rolha de cerúmen em ambos os ouvidos.
A biópsia realizada na região palmar revelou marcante ortoceratose e hiperplasiada epiderme. Derme superficial apresentou leve infiltrado linfocitário perivascular, sendo o quadro histológico compatível com queratodermia (Fig. 4).
A radiografia da mão esquerda mostrou amputação da falange distal do 5º quirodáctilo. Notou-se também um aumento de partes moles nas articulações metacarpofalangeanas e interfalangeanas distais de ambas as mãos. Essa característica também foi verificada nas articulações metatársicas de ambos os pés.
A paciente foi submetida à lavagem do conduto auditivo para a retirada da rolha de cerúmen e ao exame audiométrico. O perfil desse último revelou uma disacusia neurossensorial bilateral e profunda.
DISCUSSÃO
O diagnóstico da síndrome de Vohwinkel na paciente foi feito com base nas características clínicas patognomômicas observadas, além da anamnese e dos exames realizados.
A doença, como citado anteriormente, apresenta-se, na maioria dos casos, como autossômica dominante1,2,3,4,5,6 . No presente relato, não se observou a patologia em nenhum outro parente ascendente da paciente, o que pode ser explicado por mutação nova. (Fig. 5)
O caso em questão sugere a manifestação da mutação do gene GJB2 devido à presença da perda auditiva neurossensorial bilateral e ausência de ictiose generalizada.
O benefício terapêutico com etretinato e isotretinoína foi relatado por vários investigadores. 2,3,5 O tratamento consiste em reverter o quadro de queratodermia e contrição digital em 1 a 2 meses. 5 A correção cirúrgica dessa última, através de Z-plastia, pode prevenir a autoamputação. 2,5 Apesar do grande benefício proposto com o uso da medicação e da correção cirúrgica, a paciente em questão se recusou a realizar qualquer tipo de tratamento.
CONCLUSÃO
A síndrome de Vohwinkel é uma patologia rara, tendo poucos casos relatados conforme descreve a literatura citada. A terapêutica que tem sido utilizada nos casos da queratodermia hereditária mutilante é eficaz na reversão das lesões dermatológicas.
Considerando-se a eficácia do tratamento preconizado e com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, evitar as complicações debilitantes e minimizar as implicações sociais negativas da doença, os três primeiros autores deste artigo continuarão o estudo, acompanhando os filhos da paciente que apresentam a doença.
REFERÊNCIAS
1 - Sampaio SAP, Rivitti EA. Alterações hereditárias da queratinização. In: Sampaio SAP et al. Dermatologia. 2ª ed. São Paulo: Artes Médicas; 2001.
2 - Solis RR, Diven DG, Trizna Z - Vohwinkel's syndrome in three generatios. J Am Acad Dermatol 2001; 44 (supl 2): 376-8.
3 - Peris K, Salvati EF, Torlone G, Chimenti S. Keratoderma hereditarium mutilans (Vohwinkel's syndrome) associated with congenital deaf-mutism. Br J Dermatol 1995;132(4):617-20.
4 - Maestrini E, Korge BP, Ocaña-Sierra J, et al. A missence mutation in connexin 26, D66H, causes mutilanting keratoderma with sensorioneural deafness (Vohwinkel's syndrome) in three unrelated families. Hum Mol Genet 1999;8(7):1237-43.
5 - Pisoh T, Bhatia A, Oberlin C. Surgical correction of pseudoainhum in Vohwinkel syndrome. J Hand Surg (Br and European Volume) 1995; 20B: 3: 338-41.
6 - Cavalcante, LIS, Holanda EMH, Almeida TLP, Filho JWA. Ceratodermia mutilante de Vohwinkel: relato de três casos em uma família. An Brás Dermatol 2003;78(3):311-8.
7 - Takahashi H, Ishida-Yamamoto A, Kishi A, Ohara K, Lizuka H. Loricrin gene mutation in a Japanese patien of Vohwinkel's syndrome. J Dermatol Sci 1999;19(1):44-7.
8 - Suga Y, Jarnik M, Attar PS, et al. Transgenic mice expressin a mutant form of loricrin reveal the molecular basis of the skin diseases, Vohwinkel syndrome and progressive symmetric erythrokeratoderma. J Cell Biol 2000;151(2):401-12.
Copyright 2024 Revista Médica de Minas Gerais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License