RMMG - Revista Médica de Minas Gerais

Volume: 16. 3

Voltar ao Sumário

Editorial

A nova fase da Revista Médica de Minas Gerais

José Carlos V. Collares Filho

 

A Revista Médica de Minas Gerais nasceu em 1991, mas sua história remota o início do século XX, quando várias instituições de ensino e entidades médicas do Estado editavam seus próprios periódicos. Dentre eles, merecem destaque os Anais da Faculdade de Medicina da então Universidade de Minas Gerais, hoje UFMG, que circularam de 1929 a 1987, e a Revista da Associação Médica de Minas Gerais, fundada em 1951, durante a gestão de meu ilustre colega de especialidade, o patologista clínico Lívio Renault. As duas publicações se fundiram e deram origem a esta revista, agora prestes a incorporar dois novos realizadores.

O Sistema Único de Saúde (SUS) e a Unimed-BH juntam-se à Associação Médica de Minas Gerais, ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros, ao Centro de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia, ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais, à Cooperativa Editora e de Cultura Médica, à Faculdade de Ciências Médicas Dr. José Antônio Garcia Coutinho, à Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, à Faculdade de Ciências Médicas da Unifenas, à Faculdade de Medicina de Barbacena, à Faculdade de Medicina de Itajubá, à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, à Faculdade de Medicina da UFMG, à Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro e ao Sindicato dos Médicos de Minas Gerais na publicação desta revista.

A nova fase será marcada pela edição nº 17/1, prevista para circular já no mês de maio. Com o novo apoio, espera-se que a Revista Médica de Minas Gerais não apenas regularize sua peridiocidade trimestral, muitas vezes comprometida pela escassez de recursos financeiros, como possa se tornar uma revista brasileira de qualificação máxima. O site também será incrementado e servirá de apoio aos profissionais. Nosso objetivo é agilizar a comunicação com os médicos.

A proposta da Revista Médica de Minas Gerais vai ao encontro da missão da AMMG e de seu Centro de Documentação Científica (CDC), que é a de facilitar a educação continuada e a atualização científica dos profissionais médicos. A nova fase do periódico coincide com o aniversário de 10 anos do CDC-AMMG, que oferece acesso fácil, rápido e barato a 5 mil revistas médicas indexadas em todo o mundo. A cada ano, 600 mil novos trabalhos são incorporados. O médico associado à AMMG pode procurar e solicitar artigos pessoalmente, por telefone ou via internet, no site www.ammg.org.br.

A atualização científica, há muito indispensável ao trabalho médico, tornou-se obrigatória. Conforme Resolução do Conselho Federal de Medicina nº 1772/05, os colegas com títulos de especialista ou certificados de área de atuação emitidos a partir de janeiro de 2006 estão obrigados a revalidá-los de cinco em cinco anos. Há que se participar de congressos, publicar artigos e livros, apresentar conferências e temas livres, envolver-se em cursos de mestrado e doutorado. Nós, da Revista Médica de Minas Gerais, esperamos poder ajudar na obrigação e no prazer de estudar, revisar conhecimentos, trocar experiências, discutir casos clínicos - hábitos tão necessários à medicina moderna, que acumula e revisa seus preceitos em velocidade impressionante. Para isso, contamos com o apoio das sociedades de especialidades, nossas valiosas parceiras; com a dedicação de nosso experiente editor geral, o professor titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG Enio Pietra, e, mais do que nunca, com as sugestões e críticas de nossos leitores.

 

José Carlos V. Collares Filho

Patologista clínico e especialista em Medicina Nuclear.
Presidente da Associação Médica de Minas Gerais.