ISSN (on-line): 2238-3182
ISSN (Impressa): 0103-880X
CAPES/Qualis: B2
O cenário da faculdade de medicina da UFMG em seu centenário
Francisco José Penna; Tarcizo Afonso Nunes
A Faculdade de Medicina da UFMG vive um momento muito especial. Em 05 de março de 2011 completou 100 anos de proficuidade em todas as áreas que rege a Universidade, ou seja, ensino, pesquisa e extensão. É grande o sentimento de orgulho da comunidade universitária pelo que esta casa representa, como está sendo demonstrado durante as realizações dos eventos, que se iniciaram desde 2010 e que prolongarão até o final de 2011.
Entre os eventos, vale destacar lançamentos de vários livros, palestras, atividades culturais, inauguração da primeira etapa da reforma da fachada do prédio, construído há mais de 50 anos e com um toque muito especial, que foi a recuperação e colocação da porta e do desenho do primeiro prédio, construído há 100 anos. Sem dúvida, esse fato tem significado muito especial, além de resgatar a memória do prédio antigo, que era maravilhoso no aspecto arquitetônico. A porta e o desenho adaptaram-se de forma extraordinária na reconstrução e composição da fachada da faculdade. Ainda neste ano serão realizados três eventos da maior importância: Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina, cujo tema será Políticas de Promoção de Saúde, e o 10º Congresso Internacional de Saúde Urbana, que pela vez será realizado no Brasil.
A Faculdade de Medicina encontra-se em plena evolução e se distingue por diferentes ações em suas atividades. Na graduação, conta com três cursos: curso médico, que é centenário; curso de Fonoaudiologia, iniciado no ano 2000; e o recém-criado curso de Tecnologia em Radiologia, iniciado em 2010, que é noturno e faz parte do programa REUNI do Governo Federal. Coincidindo com o centenário estão sendo aprovadas as modificações do currículo do curso médico, tornando-o mais adequado para atender às demandas da Saúde Pública do Brasil, conforme as diretrizes curriculares elaboradas pelo Conselho Nacional de Educação, Ministério da Saúde e Ministério da Educação.
Os programas de pós-graduação, estrito senso, em número de oito, estão em constante evolução, admitindo médicos e outros profissionais como discentes. Todos bem conceituados, além de dois programas com conceitos de nível internacional na avaliação da CAPES.
A Faculdade desenvolve diferentes ações de extensão, que sempre se associam às atividades de ensino e pesquisa, tais como o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (NUPAD) o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (NESCON), o Projeto Manuelzão e o Centro de Tecnologia em Saúde (CETES), entre outras.
No NUPAD se faz a triagem neonatal de todos os recém-nascidos de Minas Gerais, para fins de diagnóstico precoce de hipotireoidismo, fenilcetonúria, anemia falciforme e fibrose cística. Os casos diagnosticados são acompanhados por profissionais, de diferentes áreas, durante toda a vida do paciente, com recursos exclusivos do Ministério da Saúde.
O NESCON distingue-se pelo papel importante na formação de recursos humanos em saúde, para diferentes regiões do estado e para outros estados do Brasil.
O Projeto Manuelzão, fundado no Internato em Saúde Coletiva (Internato Rural), exerce importantes atividades de ensino, pesquisa e extensão na Bacia do rio das Velhas, lidando com sua revitalização, educação em saúde e de ações educativas para as comunidades, ligadas à consciência ecológica.
O CETES oferece suporte tecnológico à Faculdade em todas as áreas, por meio de assistência técnica de qualidade, teleconferências, cursos à distância e a atividade de segunda opinião. Essa atividade possibilita aos alunos do Internato em Saúde Coletiva e a todos os médicos de cidades longínquas do interior de Minas a sanar as dúvidas no atendimento aos pacientes e, assim, evita-se o transporte desnecessário desses pacientes para os grandes centros. Além disso, o Laboratório de Simulação conta com vários manequins, alguns computadorizados, o que permite atender às demandas dos cursos de graduação, pós-graduação e atividades de extensão.
Na pesquisa, a Faculdade encontra-se em excelente condição. O número de pesquisadores e grupos de pesquisa de nível internacional encontra-se em crescimento, o que irá refletir, em curto prazo, a qualidade da graduação e pós-graduação e, sobretudo, o crescente número de artigos publicados em periódicos de qualidade, com reflexos importantes para toda a instituição e para a comunidade científica.
A Revista Médica de Minas Gerais, com sede nesta Faculdade, encontra-se em fase de ascensão, com regularidade nas publicações, melhoria em todos os aspectos e em processo de indexação nas principais bases de dados.
Na qualidade de dirigentes, é um privilégio e honra participarmos da história dessa instituição no ano do seu centenário, na certeza de estarmos cumprindo o papel outorgado pela comunidade a partir de 2006. Por tudo isso, estamos certos de que a Faculdade de Medicina da UFMG encontra-se em posição de destaque entre as melhores instituições de ensino do Brasil na área de saúde.
Francisco José Penna
Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Belo Horizonte, MG - Brasil
Tarcizo Afonso Nunes
Vice-diretor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Belo Horizonte, MG - Brasil
Copyright 2024 Revista Médica de Minas Gerais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License