RMMG - Revista Médica de Minas Gerais

Volume: 31 DOI: https://dx.doi.org/10.5935/2238-3182.v31supl.9

Voltar ao Sumário

Editorial

Editorial

Ana Paula Martins Inácio

Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)/Minas Gerais

 

Naquilo que já se tornou um trauma recorrente, a atual pandemia de Sars-CoV-2 ainda se mostra ativa e presente no contexto do cenário mundial. Com mais de 500 mil mortes no Brasil e um alto número de internações e intubações, a temática da Medicina Intensiva se fez muito recorrente no vigente cenário. Desse modo, de forma a trazer as informações mais atuais e relevantes sobre este tema, a VI Semana Acadêmica da Medicina (SAMED) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) do câmpus Dom Bosco (CDB) se posicionou em prol de palestras, trabalhos e ações que pudessem corroborar com a formação acadêmica e com a atualização de demais participantes sobre o assunto.

Para tal, dos dias 22 a 24 de Setembro de 2021, no período noturno e de forma online foram ministradas aulas com diferentes palestrantes (ao vivo) abordando diversos pontos dentro da temática de Medicina Intensiva. Além disso, houve abertura para submissão de trabalhos os quais passaram pela banca avaliadora antes de serem apresentados. Para tal, critérios rigorosos de avaliação foram utilizados e, ao final, um total de dez (10) resumos entraram no evento. Além de todo o material informativo, a VI SAMED também contou com sorteios de brindes (como jaleco, oxímetro, assinaturas, livros, etc) fornecidos pelos apoiadores, bem como patrocínio financeiro pela UNIMED.

Pela importância e atualidade do tema, esperou-se muito que o evento fosse um sucesso e houvesse um número significativo de inscritos. E foi. Foram aproximadamente cem (100) inscritos, as palestras foram enriquecedoras, houve um forte engajamento pelas redes sociais e, de fato, acredita-se que a VI SAMED tenha conseguido atingir seus objetivos sobre a temática. Foi uma oportunidade bastante enriquecedora de experiência engrandecedora; que venham as próximas.