RMMG - Revista Médica de Minas Gerais

Volume: 31

Voltar ao Sumário

Editorial

EDITORIAL

Cássio da Cunha Ibiapina; Gabriela Araújo Costa; Maria do Carmo Barros de Melo; Priscila Menezes Ferri Liu

 

O estímulo à produção científica sempre foi um dos pontos chaves das gestões da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP). No mundo contemporâneo, em meio à pandemia da Covid-19, a busca por conhecer a evolução da doença, medidas eficazes de proteção e tratamentos efetivos mostrou à população a importância do investimento em pesquisa e da divulgação de informações corretas. A publicação de um artigo é uma oportunidade para o pesquisador e sua equipe divulgarem o trabalho no meio acadêmico, estimulando o compartilhamento de informações e inovações à comunidade técnico-científica. Ao redigirem artigos, acadêmicos e residentes desenvolvem o pensamento crítico e, com auxílio de seus preceptores e professores, podem acompanhar pesquisas de referência e disseminar conhecimento de qualidade. Além disso, através da leitura dos artigos, os profissionais podem aprimorar sua prática baseados em fontes seguras. Por tudo isso, é com alegria que compartilhamos mais este suplemento de Pediatria da Revista Médica de Minas Gerais, acreditando em seu potencial de formação e atualização dos pediatras mineiros.

Este suplemento traz importantes contribuições científicas a todos. A disfunção do trato urinário, cuja prevalência situa-se em torno de 21,8%, pode vir acompanhada de sintomas intestinais, distúrbios do sono, alterações posturais e de equilíbrio e mau desempenho escolar, tornando-se um importante diagnóstico diferencial a ser ativamente pesquisado na prática clínica. A infecção urinária, condição tão prevalente no dia a dia do pediatra, seja em hospitais ou ambulatórios, sempre nos preocupa e por esta razão devemos estar atentos ao estudo sobre a prevalência e susceptibilidade de bactérias isoladas em pacientes internados em hospital de referência em nosso estado. A desigualdade e a exclusão social de indígenas e negros no Brasil ainda são notórias e nos faz refletir sobre as violações dos direitos da criança e dos adolescentes ao lermos o artigo "A síndrome da exclusão social: A materialização da violação dos direitos da criança e do adolescente". O angioedema hereditário, mesmo sendo uma condição autolimitada, manifesta-se por episódios súbitos e recorrentes de edema não inflamatório acometendo pele e mucosas de vários órgãos, o que pode assustar pacientes e famílias, que devem receber avaliação e orientação adequadas. O relato da Síndrome de Kinsbourne, caracterizada por opsoclonia, mioclonia e ataxia cerebelar, está frequentemente associada à resposta neoplásica imunomediada ou autoimune inflamatória e deve ser considerada pelos profissionais que lidam com essa população específica de pacientes. A preocupação dos pediatras intensivistas quando ocorre uma extubação não planejada, uma situação estressante em que o paciente pode sofrer sérios prejuízos, é colocada em artigo que avalia a incidência e os fatores relacionados dessa situação em uma Unidade Intensiva de Pediatria. A atresia de via biliar não diagnosticada precocemente, que traz consequências desastrosas aos pacientes, e a grande dúvida sobre prescrever ou não corticosteroides para os pacientes submetidos a hepatoportoenterostomia de Kasai, são discutidos, entre outras nuances, em artigo escrito por hepatologistas pediátricos experientes, com grande prática na abordagem destes pacientes.

Diante de tantos e tão variados temas, nós, do corpo editorial, gostaríamos de agradecer aos nossos leitores e mantermos nosso compromisso de seguirmos firmes na busca de artigos de qualidade, que possam contribuir para o progresso do conhecimento dos pediatras mineiros. Que a nossa construção seja coletiva - contamos com vocês para receber artigos e ouvir a opinião de temas que devem ser abordados.

Com a aproximação das festas de fim de ano, desejamos que sejam comemoradas com a família e amigos, com todos os cuidados, afinal "a pandemia ainda não acabou!". Mas acreditamos que, em 2022, teremos muitas oportunidades de encontros científicos e culturais e sua presença conosco é o que mais desejamos!

Novembro de 2021