RMMG - Revista Médica de Minas Gerais

Volume: 32

Voltar ao Sumário

Carta ao Editor

Carta ao Editor

Prof. Dr. Mauro Eduardo Jurno

 

Ao corpo editor da Revista Médica de Minas Gerais,

 

 

A Faculdade de Medicina de Barbacena (FAME) há aproximadamente 20 anos vem, de forma permanente, incentivando a iniciação científica desde o início do curso. Por intermédio do Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (NUPPE) estimulamos especialmente a pesquisa epidemiológica por meio do Programa de Iniciação Científica (PIC) e dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) que têm início no quarto período do curso, terminando no final do oitavo período com a apresentação de um artigo perante uma banca examinadora.

Somos também os organizadores, em parceria com o Diretório Acadêmico do CONGRESSO MÉDICO DA REGIÃO CENTRO-SUL, que se encontra em sua VIII edição anual. Neste congresso também são elencados os melhores pôsteres avaliados por uma comissão de professores da FAME, os quais são elencados para compor o Suplemento.

Vale ressaltar que todos os trabalhos de PIC, TCCs e pôsteres são obrigatoriamente avaliados previamente à apresentação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FAME, o qual é credenciado pela CONEP. Também ressalto que todos os TCCs são avaliados em banca examinadora composta preferencialmente por doutores, professores da FAME e, são escolhidos os 5 (cinco) melhores trabalhos de cada semestre para fazerem parte do suplemento.

Sabemos dos grandes desafios desta prática, especialmente quando se trata de uma instituição privada, uma vez que o acesso aos meios de financiamento e a disponibilidade de verbas apresentam alto grau de dificuldade.

Desta forma, pretendemos, a partir da Revista Médica de Minas Gerais (RMMG), tornar cada vez mais pública a nossa produção, objetivando mais integração entre as escolas de Medicina, os profissionais de saúde e toda comunidade acadêmica. Esperamos também estar contribuindo para a divulgação de conhecimentos e o estímulo à produção científica nas diversas escolas do nosso estado e poder manter esta parceria com a RMMG que já vem sendo construída desde 2019.

Cordialmente,

 

Prof. Dr. Mauro Eduardo Jurno
Coordenador do Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e
Extensão da Faculdade de Medicina de Barbacena