RMMG - Revista Médica de Minas Gerais

Volume: 33 01-02

Voltar ao Sumário

Editorial

Editorial

 

EDITORIAL

Nos últimos anos o ensino médico vem passando por várias modificações impulsionadas pelas demandas do aprendizado que exigem a implantação de novas técnicas pedagógicas como avaliação por competência e metodologias ativas. Estas transformações estão relacionadas aos avanços tecnológicos, evolução propedêutica, terapêutica e também às pesquisas destinadas aos avanços em saúde.

Apesar disto, a tríade ensino, pesquisa e extensão é base fundamental que jamais poderá sair do nosso "campo visual", uma vez sem esses preceitos não atingiríamos nossos objetivos.

Somos conhecedores dos grandes desafios desta prática, especialmente quando se trata de uma instituição privada, uma vez que o acesso aos meios de financiamento e a disponibilidade de verbas apresentam alto grau de dificuldade, implicando em alguma limitação para trabalho esse trabalho. No entanto a Faculdade de Medicina de Barbacena não tem medido esforços para que possamos incentivar nossos alunos na prática da pesquisa e no investimento das novas técnicas pedagógicas.

Através do Núcleo de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (NUPPE) estimulamos a investigação epidemiológica, laboratorial e experimental através do Programa de Iniciação Cientifica (PIC) e dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) que têm início no quarto período do curso, terminando no final do oitavo com a apresentação de um artigo perante banca examinadora.

Além disto a Faculdade é parceira na realização do Congresso Médico da Região Centro Sul, realizado anualmente em nossas dependências e que conta com a participação de palestrantes de referência nacional para discutirmos temas atuais e relevantes da prática médica.

Desta forma, pretendemos, a partir da Revista Médica de Minas Gerais (RMMG), tornar cada vez mais pública a nossa produção, objetivando mais integração entre as Escolas de Medicina, os profissionais de saúde e toda comunidade acadêmica. Esperamos também contribuir para a divulgação de conhecimentos e o estímulo à produção científica nas diversas escolas do nosso Estado e acima de tudo, formar profissionais com consciência da necessidade do espírito crítico diante de uma publicação científica.

Prof. Dr. Marco Aurélio Bernardes de Carvalho

Diretor - Faculdade de Medicina de Barbacena