ISSN (on-line): 2238-3182
ISSN (Impressa): 0103-880X
CAPES/Qualis: B2
Editorial
Hermann Alexandre Vivacqua Von Tiesenhausen
O Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais apóia, incentiva e acompanha a Revista Médica de Minas Gerais, desde o seu lançamento, em dezembro de 1990. A vantagem em ter e manter um veículo de comunicação que expresse o que há de melhor na produção do conhecimento científico, em nosso Estado, é um sonho compartilhado com as entidades médicas mineiras.
No contexto atual, houve necessidade de adequar a revista aos padrões de qualidade exigidos pela comunidade científica nacional e internacional, bem como realizar medidas efetivas para garantir a sua sustentabilidade. São imperativos naturais de uma iniciativa que cresceu, frutificou e espera reconhecimento internacional. É justo ressaltar, neste momento, o mérito de inúmeros colegas que, em trabalho honorífico, oferecem o melhor de si para manter e modernizar a Revista Médica de Minas Gerais.
O Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, autarquia federal responsável pela fiscalização do exercício da medicina, tem, em nome da sociedade, a missão de autorizar o exercício profissional a todos aqueles que, por mérito e competência, conquistaram esse direito. Adicionalmente, é também sua atribuição a difícil e incômoda tarefa de julgar os colegas à luz do Código de Ética Médica.
Preocupado com o crescimento exponencial das Escolas Médicas em Minas Gerais e no Brasil, o CRMMG acredita que, a educação médica permanente é a melhor alternativa para se evitar uma queda drástica nos padrões científicos e éticos, imprescindíveis ao exercício saudável da medicina. Nesse sentido, o CRMMG preconiza uma cruzada em benefício da educação contínua, levando-se em conta os limites legais de sua atuação.
Essa iniciativa tem respaldo no Código de Ética Médica que, em seu artigo quinto, preconiza: "o médico deve aprimorar continuamente os seus conhecimentos e usar o melhor do progresso científico em benefício do paciente".
Além da qualificação científica dos médicos, o CRMMG preocupase com a sua formação ética. As modernas tecnologias de informação e de comunicação, praticamente, resolveram a questão do acesso às informações de qualidade, porém não solucionaram com igual eficácia, as questões éticas, sobretudo no âmbito relacional, comportamental e humanístico, que constituem os pilares da profissão médica.
Por tudo isso, vê-se que é necessária a união de esforços em prol do aperfeiçoamento ético e científico dos médicos. Esta iniciativa educacional está em consonância com os nobres objetivos da Revista Médica de Minas Gerais, que representa um elemento aglutinador da categoria médica e um veículo poderoso de comunicação, principalmente agora, com sua periodicidade restabelecida e com maior garantia de sustentabilidade.
O Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais antevê um futuro brilhante para a Revista Médica de Minas Gerais, aplaude a iniciativa de sua reformulação e comunga com a categoria médica o ideal de se construir um sistema de saúde mais justo, mais equânime e que, sobretudo, garanta aos médicos maior satisfação em seu trabalho.
Cons. Hermann Alexandre Vivacqua Von Tiesenhausen
Presidente do CRMMG
Copyright 2024 Revista Médica de Minas Gerais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License