ISSN (on-line): 2238-3182
ISSN (Impressa): 0103-880X
CAPES/Qualis: B2
Editorial
Ludércio Rocha de Oliveira
A Revista Médica de Minas Gerais (RMMG) ora surge com a retomada de sua edição com estrutura renovadora, já em seu segundo número, por obra e graça do envolvimento de várias entidades a ela ligadas: Associação Médica de Minas Gerais, Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, Cooperativa Editora e de Cultura Médica, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Faculdade de Medicina da UFMG, Federação Nacional das Cooperativas Médicas, Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais, Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Sindicato dos Médicos do Estado de Minas Gerais e Unimed-BH. Um só pensamento norteia esses colaboradores na sustentação da revista: cumprir sua função de atender o nosso público-alvo não somente em Minas Gerais, mas também nacional e internacionalmente, como órgao de divulgação e promoção científica e literária, de ensino, da Medicina e de pesquisas e temas relacionados à assistência à saúde nos setores públicos e privados.
Mas, para atingir este objetivo e a finalidade da RMMG num futuro bem próximo, foi de fundamental importância agregar entidades públicas e privadas, sem fins mercantilistas que, unidas, criaram uma gestao administrativa e editorial com profissionais de alta qualificação, conhecimento e experiência na área da assistência à saúde, pesquisa e ensino da Medicina e de defesa da categoria médica.
Comemoramos em 2008 as duas maiores dádivas divinas à nossa literatura: o descanso de Machado de Assis (Joaquim Maria Machado de Assis, 21/06/1939-29/09/1908) e o nascimento de Guimaraes Rosa (Joao Guimaraes Rosa, 27/06/1908-19/02/1967). Destarte, 2008 é o ano sagrado do centenário desses dois expoentes máximos de nossa literatura. Mesmo tendo o ressurgimento da RMMG sido oficializado em 2007, na prática, o primeiro número de sua nova vida saiu em 2008. Que os centenários desses dois monstros sagrados de nossa literatura estimulem os médicos a se expressarem por meio da RMMG, a escreverem trabalhos transmitindo seus conhecimentos e descobrindo o gosto pela escrita, como foi salientado pelos dois magos referidos: "Vejam a vantagem de escrever - o escrito traz a assinatura dos amores, dos ciúmes, das esperanças e das lágrimas". Joaquim Maria Machado de Assis. Flor Anônima (in: Obra Completa, p.1121). E: "porque não narrei nada à toa: só apontação principal, ao que crer possa. Não esperdiço palavras." (...) "Vivendo se aprende; mas, o que se aprende mais, é só a fazer outras maiores perguntas" Joao Guimaraes Rosa (in: Grande Sertao: Veredas).
A Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, a quem coube a honra deste Editorial, jamais poderia se esquecer, quando ainda estao vivas em nossas memórias as comemorações de seu próprio cinqüentenário (11 de novembro de 1950) e do centenário de nascimento de seu criador, Lucas Monteiro Machado (11 de novembro de 1901), de que compartilha com a RMMG sua finalidade precípua: divulgar conhecimento. E não poderia deixar de realçar que a RMMG, pelo seu próprio escopo, pela sua própria finalidade, comunga de um pensamento maravilhoso de Sêneca, que há 58 anos foi cunhado em sua própria logomarca: "Nunquam satis discitur" ("Nunca se aprende o suficiente"). E é porque nunca aprendemos o suficiente que órgaos de divulgação científica, como a RMMG, devem ocupar seu espaço em nossa classe, devem perseguir o fim para o qual foram criados, devem servir de exemplo a todos os órgaos que têm a grandeza de difundir o saber.
Aproveitando a oportunidade deste número da RMMG, convocamos e conclamamos os corpos docente e discente da FCMMG para que utilizem este maravilhoso meio de comunicação e divulgação na publicação de seus trabalhos científicos e de pesquisa na área de ensino e assistência à saúde.
Prof. Dr. Ludércio Rocha de Oliveira
Diretor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais
Copyright 2024 Revista Médica de Minas Gerais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License