ISSN (on-line): 2238-3182
ISSN (Impressa): 0103-880X
CAPES/Qualis: B2
Mensagem do Presidente
Paulo Tadeu de Mattos Pereira Poggiali
Encerrando as atividades de 2012, mas também a gestao no último triênio, a Diretoria da Sociedade Mineira de Pediatria, por intermédio de seu presidente, manifesta a satisfação em levar ao pediatra mineiro mais um número dos Suplementos de Pediatria da Revista Médica de Minas Gerais.
O ano de 2012 da SMP foi rico em atividades científicas. Além dos cursos e simpósios habitualmente realizados pelos seus comitês científicos, e salientando o excepcional desempenho dos coordenadores e instrutores dos cursos PALS e de Reanimação Neonatal, a Pediatria mineira e nacional foi também brindada com eventos de significativo porte. O primeiro deles é o XII Congresso Mineiro de Pediatria, sucesso de público e de grade científica, com a habitual e rica participação dos professores dos departamentos de Pediatria das Faculdades de Medicina da UFMG e Ciências Médicas. Ainda no primeiro semestre, a realização do IX Congresso Iberoamericano de Neonatologia, primeiro evento internacional promovido pela SMP e em parceria com o Neocenter e a SIBEN, trouxe a Belo Horizonte expressiva representação da Neonatologia internacional, com mais de 1.700 congressistas, entre os quais cerca de 800 neonatologistas vindos de cinco continentes!
E no recente mês de novembro, coroamos a agenda científica do ano com o Simpósio Erros Inatos do Metabolismo, evento de âmbito nacional que contou com a experiência de professores de vários estados brasileiros e destacadas autoridades internacionais no tema, vindos dos Estados Unidos e Japao - uma contribuição exponencial na transmissão de conhecimentos de ponta na área da genética que lida com as diversas deficiências enzimáticas.
Este número do Suplemento na RMMG faz entao o fechamento da produção científica da Sociedade Mineira de Pediatria neste ano.
Os artigos "Políticas públicas voltadas para a redução da mortalidade infantil: uma história de desafios" e "Por que prestar assistência ao prematuro" traduzem a importância da organização de intenções e ações, tanto no estabelecimento de políticas públicas quanto na busca diária pela execução das melhores práticas que visem à redução da morbimortalidade perinatal e infantil.
O artigo de educação médica "Brinquedoteca: estratégia lúdica educativa complementar às ações de integralidade no Programa Estadual de Triagem Neonatal" demonstra o benefício de políticas educacionais de acolhimento e de convivência para crianças com doenças crônicas e suas famílias, resultando em melhores taxas de adesão aos tratamentos preconizados.
A revisão que mostra significativa "Associação entre trauma infantil, transtornos psiquiátricos e o suicídio" remete, de alguma forma, à importância da intervenção psicoprofilática que cabe ao pediatra na prática mais ampla da puericultura. E a necessidade da atenção de todos os profissionais da saúde implicados no cuidado à criança com câncer para o alívio da dor está salientada de forma interessante na "Avaliação e Tratamento da Dor em Oncologia Infantil".
Os autores do artigo "Escores clínicos e diagnósticos por imagem na fibrose cística" fazem orientadora revisão da literatura sobre o uso de métodos de imagem no acompanhamento de crianças e adolescentes acometidos pela doença.
As considerações sobre "Pneumonias adquiridas na comunidade na infância e adolescência" trazem a convicção dos autores de que o diagnóstico permanece baseado em critérios clínicos e radiológicos, com exames laboratoriais solicitados criteriosamente e salientando a necessidade do conhecimento de sinais de alerta, indicações de internação e estratégia do acompanhamento. E no artigo "A constipação intestinal funcional sob a perspectiva materna: crenças, sentimentos, atitudes e repercussões sociais", as autoras concluem sobre a importância de que o profissional de saúde busque entender as questoes subjetivas do paciente, suas relações na família e sociedade.
Agradeço à Comissão Editorial do Suplemento de Pediatria pelo criterioso e árduo trabalho de seleção dos artigos e renovo o convite aos pediatras mineiros, ligados ou não ao ensino médico, para que usufruam desse importante espaço na RMMG para a leitura e publicação de trabalhos científicos.
Paulo Tadeu de Mattos Pereira Poggiali
Presidente da SMP
Gestao 2009/2012.
SOCIEDADE MINEIRA DE PEDIATRIA
COMISSÃO EDITORIAL DO SUPLEMENTO DA REVISTA MÉDICA DE MINAS GERAIS
Cássio da Cunha Ibiapina
Ennio Leao
Luciano Amédée Péret Filho
Maria do Carmo Barros de Melo
Rocksane Norton de Carvalho
Copyright 2024 Revista Médica de Minas Gerais
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License